24 C
Cuiabá
sábado, abril 20, 2024
More

    Últimas Postagens

    Várzea Grande Sedia lançamento do programa Rios mais Limpos

    Da Assessoria
    Prefeitura de Várzea Grande

    Várzea Grande foi escolhida para sediar o lançamento do Programa Nacional Rios + Limpos. As baías de Siamariana e Chacororé, localizadas no Pantanal, também terão a edição do evento, nesta sexta (17) e sábado (18), data em que se comemora o Dia Mundial da Limpeza.

    O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, reafirmou a parceria de serviços com o Governo Federal e com o Governo do Estado, em ações conjuntas para o fortalecimento e desenvolvimento de projetos que asseguram a preservação do meio ambiente e das bacias e rios que unem as cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

    “É um orgulho para nós a escolha de Várzea Grande para sediar o lançamento desse importante programa. A nossa administração tem aplicado políticas públicas de desenvolvimento econômico e social, e nossa preocupação é para que a qualidade de vida da população não seja comprometida, por isso, estamos investindo em todos os setores, e principalmente, no esgotamento sanitário, que ajuda a preservar o Rio Cuiabá, um dos mananciais mais importantes na formação da região pantaneira e um dos pontos turísticos de nosso país. Ou adotamos medidas agora, ou as futuras gerações padecerão”, disse o prefeito.

    A secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mauren Lazzaretti destacou a importância do lançamento do programa Rios+Limpos, uma vez que as ações no Estado seguem até o Sábado (18), Dia Mundial da Limpeza.

    “Neste dia, haverá uma movimentação de mais de 180 países, e mais de 50 milhões de pessoas envolvidas na limpeza dos rios, de áreas urbanas e de cursos d’águas, e o nosso Estado também participa desse movimento. Esse é um programa para todo o Brasil, com o objetivo de promover ações e medidas voltadas para a limpeza dos rios brasileiros. O Estado de Mato Grosso é parceiro do Governo Federal e hoje é protagonista dessa ação tão importante para a qualidade de vida da população”, destacou.

    Otaviano Pivetta, vice-governador de MT destacou que o Governo do Estado tem se esforçado na tratativa de decisões e, na adoção de medidas efetivas para evitar danos ao meio ambiente e que tem estabelecido ordem de desenvolvimento para que os agentes produtivos se integram ao meio ambiente e façam a sua produção sem agredir os recursos naturais.

    “Preservar os nossos recursos naturais é uma obrigação de todos nós, e a consciência popular precisa colocar isso na pauta do dia a dia. O Rio Cuiabá merece e precisa urgentemente de cuidado, por isso são necessárias ações como esta e outras para a preservação desse bem. O Governo do Estado está pensando e agindo de forma consciente na certeza de que nós vamos deixar um legado positivo, e o início de uma cultura que se tornará patrimônio da sociedade”, ratificou Pivetta.

    O secretário Nacional do Ministério do Meio Ambiente, André França, disse que o programa Rios+Limpos integra a agenda ambiental urbana que é desenvolvida pelo Ministério de Meio Ambiente para melhorar a qualidade de vida das pessoas, aliadas a ações amplamente desenvolvidas pelos estados e municípios.

    “Escolhemos Cuiabá e Várzea Grande por saber da conexão que as duas cidades têm com o Rio, e que tiveram o seu desenvolvimento a partir do rio, e esse é um bom exemplo para mostrar ao país que Mato Grosso tem feito um bom trabalho na conscientização da população para a importância de se preservar esse bem maior, e tão essencial para a vida. Cada um fazendo a sua parte, os rios ficam mais limpos e todos ganham com essa educação ambiental”, concluiu.

     

     

    Latest Posts

    Não perca