24 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
More

    Últimas Postagens

    Janaina diz que Poderes deviam ter barrado reajuste a servidores

    A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Janaina Riva (MDB), afirmou que os chefes dos Poderes e instituições deveriam, ao menos por ora, ter feito um “pacto” para não conceder reposição salarial a seus servidores.

     

    Ela justifica que há um clima de “ira” entre os servidores do Poder Executivo e da própria Assembleia, já que outros Poderes como o Tribunal de Justiça (TJMT) e o Ministério Público Estadual (MPE), por exemplo, irão conceder a Revisão Geral Anual (RGA) a seus servidores.

     

    “Acho que deveria ter mais sororidade entre os Poderes em relação ao momento que o Executivo vive (problemas financeiros). Não quero aqui fulanizar, mas entendo que deveria haver um acordo de cavalheiros. Acho que deveria haver um diálogo maior entre os Poderes”, disse.

    “Assim como a Assembleia não está concedendo a RGA – e entendo que o presidente Eduardo Botelho fez isso em solidariedade ao Executivo –, vejo que os demais também deveriam ter feito. Seria muito mais isonômico e igualitário se todo mundo tivesse essa compreensão, já que o País e o Estado vivem um momento difícil”, acrescentou a deputada.

     

    As declarações foram dadas em entrevista ao programa Estúdio Livre, da TV Band.

     

    Segundo a presidente, há que se entender a revolta e a indignação dos servidores do Executivo.

     

    “Quer dizer todos os servidores recebem menos eles? Eles que são quem arrecadam o dinheiro do Estado, mas ficam sem receber”, disse.

     

    “Aí, nós deputados recebemos alguns questionamentos: por que não votam contra esse reajuste? Mas como vou votar contra algo que é legal? Quem coordena orçamento do TJ é o TJ. Como ele vai gastar esse recurso é o presidente do TJ que define. Se a Assembleia começar a mandar em outros Poderes, vai virar bagunça”, argumentou ela.

     

    RGA

     

    A Assembleia Legislativa aprovou, em marco e abril deste ano, a RGA dos servidores do Judiciário e do Ministério Público, respectivamente.

     

    O índice de reajuste para 2019 dos servidores do Judiciário ficou em 3,43%, retroativo ao dia 1º de janeiro.

     

    Já para o MPE, o reajuste foi de 3,49%, também retroativo ao mês de janeiro.

     

    Crédito: Mídia News

    Foto: Alair Ribeiro

    Latest Posts

    Não perca