26 C
Cuiabá
terça-feira, abril 16, 2024
More

    Últimas Postagens

    “Debate sobre golpe é perda de tempo”, diz Gilmar Mendes; veja vídeo

    Brasil 247

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, em entrevista exclusiva à TV 247, que o debate sobre se haverá ou não um golpe de Estado no Brasil é inútil, pois as instituições seguem funcionando dentro da normalidade, e atuam para conter as “manifestações” de Jair Bolsonaro.

    Segundo o ministro do STF, desde 2013, nos protestos contra a ex-presidente Dilma Rousseff, articula-se o golpismo no Brasil. “Tenho a impressão de que o Brasil hoje, apesar de todos os problemas, tem uma democracia madura, e é também um país muito complexo. Mas é verdade que desde 2019, e mesmo antes, naquelas manifestações contra a presidente Dilma Rousseff, apareceram esses, digamos assim, saudosistas do regime militar”, disse Gilmar Mendes, em entrevista ao jornalista Mario Vitor Santos, no programa Forças do Brasil, neste sábado (9).

    Bolsonaro apenas intensificou o teor das ameaças, mas sem obter um resultado concreto: “E depois da eleição do presidente Bolsonaro nós vimos várias manifestações com esse teor, mas a vida prosseguiu com a imposição da sua própria realidade: o Congresso funcionando, o Supremo funcionando, a autonomia do Ministério Público, o que, aparentemente, incomodava determinados setores da base de apoio do governo”.

    Gilmar Mendes comentou sobre as manifestações golpistas do 7 de setembro, que tiveram como alvo o STF e o ministro Alexandre de Moraes. Apesar das mobilizações, destacou, o governo vem sofrendo diversas derrotas no campo político.

    “União” para superar crise

    O ministro do STF pediu “união” para superar os verdadeiros problemas que afetam a vida dos brasileiros, como os efeitos da pandemia e a deterioração econômica. “Agora, se viu de maneira muito clara que é um pouco de uma perda de tempo esse debate sobre golpe. O que nós temos hoje? Uma pandemia que foi avassaladora para a saúde e para a economia do país. Temos que buscar o mínimo de união para superarmos esse quadro”, disse.

    Enquanto o mundo avança com a implementação de grandes planos de reestruturação econômica para o pós-pandemia, o Brasil segue perdendo oportunidades, avaliou Gilmar Mendes. “E nós aqui perdemos tempo, ou para citar uma sempre repetida do meu conterrâneo Roberto Campos, o Brasil não perde oportunidade de perder oportunidade. Então, ficamos com esse quadro e esquecendo os problemas reais”, afirmou o ministro do STF. “O golpe, ou a metáfora do golpe, era um pouco de uma manobra diversionista, para tentar coagir as instituições e de fato causar um tipo de medinho. O Brasil é muito grande para isso”, completou.

    Veja a entrevista na íntegra abaixo.

    Latest Posts

    Não perca