Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

OMAR MALUF

Reação Imobiliária

É admirável o desempenho da construção civil no país e em nossa região Centro-Oeste, esse setor pujante mais uma vez contribui com a economia brasileira. Refiro-me a este momento em particular, diante da pandemia que fez e faz declinar muitos segmentos, sabemos que infelizmente nosso país acumula um saldo astronômico de desempregados, são mais de 14 milhões de brasileiros que buscam uma nova oportunidade de trabalho e renda. Por outro lado é a indústria da construção civil que mais absorve trabalhadores. A resiliência e a força deste setor historicamente sempre contribuíram para que o Brasil atravessa-se as crises econômicas, e desta vez o feito o feito se repete.

Com muito otimismo ao manter os investimentos o setor  conseguiu se destacar, ao figurar no topo do segmento que mais criou vagas de trabalho formal. Segundo dados do Ministério da Economia, até outubro de 2020 a construção civil havia registrado saldo de 138 mil empregos, na diferença entre contratações e demissões, o melhor resultado desde 2013. Agora, apenas em novembro também do ano passado, foram mais de 20 mil contratações no segmento em todo o país, se mantendo na liderança entre os setores produtivos do país.

Leia Também:  Agenda positiva na universidade pública

Desde que a pandemia surgiu foram se desenhando alternativas para manter em alta este setor tão essencial para o desenvolvimento sustentável dos cofres públicos e privados, o  Governo Federal tem contribuição, a equipe econômica trabalhou para manter a taxa básica de juros a Selic em 2% ao ano, um dos menores patamares já registrados, e aquece como ninguém esse segmento. Afinal de contas  a Selic é  usada como base para financiamento imobiliário, quanto menor mais celeridade de negócios ela produz, fazendo essa roda girar com velocidade que o mercado precisa para crescer.

A pandemia também mudou outros aspectos deste segmento, permitiu menos burocracia na compra de imóveis, entre eles o processo do registro eletrônico de escrituras para contratos pessoa física de empreendimentos financiados na Caixa acontece através da Plataforma Centralizada do Colégio do Registro de Imóveis. Também agora é possível contar com o financiamento das custas cartorárias e despesas de ITBI (Impostos de Transmissão de Bens Imóveis), para todas as operações residenciais com recursos do FGTS e, nas operações com recursos SBPE, para imóveis com valor de avaliação de até R$ 1,5 milhão.

Leia Também:  O Supremo em pauta

As mudanças ocorrem, e neste caso foram protetivas, e porque não gerenciadoras de crise, com esse ambiente é que vamos continuar investindo em Mato Grosso, a construção civil não pode parar. É mola propulsora da economia e concede segurança para quem deseja investir e encontrar rentabilidade, para quem deseja estabilidade e a realização de sonho ter o imóvel próprio e valorizado é o primeiro mandamento.

Omar Maluf, CEO do Grupo São Benedito.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Opinião

Ação solidária

O termo política, em sua plenitude apresenta um vasto campo de significados, porém quando a pronunciamos vem em nossas mentes, política partidária, ou seja, partidos e pessoas disputando espaço e poder, seja por eleições ou outras vias, para assumir o comando dos governos.

As redes sociais nos últimos dias têm nos mostrado infelizmente, desamor, desmando, egoísmo, egocentrismo e por aí vai. Fruto de um processo de globalização, formatado por um modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação: econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.

Agora, quando uma primeira-dama quebra paradigmas, como aconteceu com a Virginia Mendes, ao capitanear uma ação social de Governo, fazendo parte da campanha ‘Vem Ser Mais Solidário’ e do programa ‘Aconchego’, que já atendeu aproximadamente 2 milhões de pessoas, desde que iniciou, em abril de 2020.

E continua de forma permanentemente em 2021, com foco na segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social, principalmente, com o surgimento dessa pandemia mortal, que atingiu o mundo inteiro.

Leia Também:  Após apresentação na ALMT, deputado defende que o Estado divulgue gastos com locação imobiliária

O engendramento de políticas públicas, acontece no momento em que o poder público, é procurado pelos presidentes de bairro, que estão literalmente na linha de frente, e conhecem as reais necessidades do seu bairro, principalmente no que tange a implementação de Ações Sociais, visando atender as pessoas mais carentes, que necessitam de alimentos e por aí vai.

Desta feita, o jovem presidente do bairro Planalto, Lucas Tintinho, através de visão altruísta, e   em consonância com a Igreja Católica do referido bairro.

O mesmo, idealizou e mobilizou um sopão para população carente do Planalto. Não satisfeito, buscou ampliar sua Ação Social, recorrendo ao governo do Estado, através do projeto social de Governo, ‘Vem Ser Mais Solidário’ e do programa ‘Aconchego’, termos, que denotam amor ao próximo e solidariedade.

Não a conheço pessoalmente, porém pelo vídeo apresentado a mim, sem dúvida alguma, o ponto alto desse grande evento social, ficou por conta da presença da primeira-dama, Virginia Mendes, que não distribuiu apenas: 300 cestas básicas, 300 kits de limpeza e 300 cobertores.

Leia Também:  O Supremo em pauta

Distribuiu mais do que isso, carinho incondicional as pessoas presentes, tanto aos organizadores do evento, como também, aos   populares ali prestes

Assistindo as filmagens e vendo as fotos, deu para mensurar sua simplicidade e amabilidade com pessoas humildes; com certeza, ela subiu ainda mais no conceito deste reles articulista, como também, de todas as pessoas humildes ali presentes, naquele megaevento comunitário.

 

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!

 

Licio Antonio Malheiros é geógrafo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

LEGISLATIVO

EXECUTIVO

JUDICIÁRIO

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA