Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

1ª EDIÇÃO

Sinop realizará conferência sobre saúde mental; Inscrições estão abertas

Da Redação com Assessoria

Estão abertas as inscrições para a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Sinop, que será realizada no dia 10 de novembro no município, no Centro de Eventos Dante de Oliveira. As inscrições podem ser feitas clicando AQUI.

Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, a conferência começará às 7h e tem como tema “a política de saúde mental como direito”. Nela, serão trabalhados assuntos fundamentais na área da saúde mental, com objetivo propor diretrizes para a Política Municipal, Estadual e Federal de Saúde Mental.

Durante o evento, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais, gestores e prestadores de serviço poderão conhecer, compreender, opinar e dialogar sobre os mecanismos e serviços da rede, as ferramentas disponíveis em Sinop e as metas previstas para melhorias no funcionamento da rede de acolhimento em saúde mental.

As atividades começaram com uma série de pré-conferências desenvolvidas junto à comunidade sinopense, no mês passado, em cinco bairros diferentes. Os debates levantados durante a pré-conferência, pautaram a programação do evento do dia 10. Confira, abaixo, a programação completa:

  • 07h – Inscrição / Credenciamento
  • 07h30 – Cerimônia de Abertura
  • 08h- Leitura e aprovação do Regimento Interno
  • 08h30 – apresentação da equipe do CAPS – unidade de Sinop/MT
  • 08h40 – Palestra com Sandra Regina Inocêncio de Oliveira, enfermeira especialista em Saúde Mental e Assistência Interdisciplinar em Álcool e Outras Drogas;
  • 09h – Palestra magna – “A Atenção Psicossocial é o caminho! Aspectos históricos e técnicos do modelo que garante tratamento e inclusão social”, com Rita Meurer Victor, doutoranda em Psicanálise pela UERJ, mestra em Psicologia pela UFSC, especialista em Saúde Mental pela UFMT, profissional do SUS Nível Superior – Psicóloga e Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão – ESPMT
  • 10h – Coffee break
  • 10h15 – Grupos de trabalho
  • 11h – encerramento das inscrições para Delegados na Conferência Estadual
  • 11h30 – apresentação e aprovação das propostas elaboradas pelos grupos
  • 12h30 – eleição dos delegados
  • 13h -encerramento

A quantidade de vagas a serem disponibilizadas será limitada. A participação é gratuita. Os temas debatidos na conferência municipal serão encaminhados para as etapas estadual, programada para fevereiro de 2022 e, nacional, em maio de 2022

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mercado do boi gordo mais calmo depois da tempestade
Propaganda

Municipios

Poder Executivo de Barra do Garças apresenta balanço da gestão municipal

Ari Miranda Da Redação RDM

O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo (PSD), apresentou nesta quinta (2/12) a prestação pública de contas e o levantamento financeiro do município. A reunião contou com a participação de secretários, vereadores, cidadãos e o vice-prefeito, professor Sivirino dos Santos.

Dr. Adilson destacou que, ao assumir a gestão, em janeiro deste ano, Barra do Garças contava com uma dívida de mais de R$ 93 milhões, acumulada entre os anos de 2003 e 2020. O montante é decorrente de financiamentos, INSS, dívidas diversas com fornecedores, prestadores de serviço, multas ambientais e rescisões de contratos, além de maquinários sucateados e prédios públicos recém-reformados, porém em péssimo estado de conservação, ressaltando que, devido à alta quantia de dívidas, o município teve de entrar com uma liminar na Justiça para não perder convênios.

“Enfrentamos muitas dificuldades no início em razão da situação financeira que estava a prefeitura. Tivemos sérios problemas para conseguir certidões e também com dívidas que foram aparecendo ao longo do período. Passados 12 meses da gestão, estamos com grande parte das dividas pagas. Ainda não colocamos a casa totalmente em ordem, mas estamos com a prefeitura ‘nos trilhos’, e agora é possível planejar o futuro da nossa cidade”, explicou Dr. Adilson, destacando que desde janeiro, a Prefeitura já pagou R$ 7.934.530,42 do parcelamento das dívidas.

Leia Também:  Saque-aniversário do FGTS: prazo para retirada termina hoje para novo grupo

Questionado sobre as dívidas e os problemas ‘herdados’ de outras gestões, Dr. Adilson não criticou ou culpou os gestores anteriores , enfatizando que este não foi e nem é seu propósito enquanto gestor.

“Não gosto de fazer comentários pejorativos sobre nenhum dos prefeitos que por aqui passaram, nem mesmo comparações esdrúxulas entre. Não adianta nada ficarmos reclamando das gestões passadas, precisamos arregaçar as mangas e resolver o problema. E esta é a nossa missão: trazer a solução e dar uma resposta à altura para a sociedade barra-garcense”, asseverou.

O vice prefeito, professor Sivirino dos Santos (PSD) , afirmou a importância da prestação de contas , enfatizando que o momento não é de desunião, mas de união de toda a população de Barra do Garças.

“A decisão do prefeito de fazer essa prestação anual de contas foi muito acertada, pois a gente ouve algumas afirmações que nos entristecem. Por isso, é de fato importante que a população saiba o que está acontecendo na administração, mostrar a realidade e evitar boatos. Barra do Garças precisa se reencontrar e voltar a pontuar nos rankings positivos do nosso estado, e assim voltar a ser uma das potências de Mato Grosso”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

LEGISLATIVO

EXECUTIVO

JUDICIÁRIO

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA