27 C
Cuiabá
quinta-feira, abril 18, 2024
More

    Últimas Postagens

    Paranatinga decreta estado de emergência devido a estragos causados pelas chuvas

    Hipernotícias

    A Prefeitura de Paranatinga (375 km de Cuiabá) decretou situação de emergência devido às chuvas intensas que vêm atingindo a cidade nos últimos dias. As precipitações causaram inundações e elevações nos níveis dos rios e córregos em todo o município.

    Segundo o prefeito Marquinhos do Dedé, a Defesa Civil de Mato Grosso esteve em Paranatinga, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil local, avaliando o estrago ocasionado por chuvas intensas que continuam caindo sobre o município.

    Com a decisão, Paranatinga pode ter acesso a recursos estaduais ou federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais para custear ações de combate à crise.

    As altas precipitações pluviométricas ocorridas ocasionaram inundações bruscas com fortes enxurradas e elevações dos níveis dos córregos e rios da região, que acarretaram danos no trecho da MT-130, que cruza o município de Paranatinga.

    No documento, foram relatados ainda alagamentos na região rural, nas localidades que dão acesso ao assentamento Pontal do Piranha e Gaúcha do Norte, da região do Pacu/Matrinxã, rio Corgão e da região do rio Piçarrão, fatos que ocasionaram o isolamento de famílias na zona rural, bem como prejuízos no escoamento de produção agrícola da região, além de pontes e estradas destruídas.

    O município estava passando por levantamentos da Defesa Civil desde o dia 10 de janeiro, para poder emitir o decreto.

    No total, cinco municípios já decretaram situação de emergência devido às chuvas intensas: Santa Terezinha, Confresa, Luciara e Nova Bandeirantes, além de Paranatinga. Água Boa e Porto Alegre do Norte estão em levantamento de dados ainda. Além dos alagamentos, as chuvas destruíram pontes e causaram diversos transtornos aos moradores.

    Latest Posts

    Não perca