25 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
More

    Últimas Postagens

    Cáceres, berço de cultura, é considerada um ‘museu a céu aberto’

    Destaque no turismo nacional com a pesca esportiva consolidada, o município também é reconhecido pelo turismo contemplativo pela sua exuberância às margens do rio Paraguai.

    Da Redação RDM

    A cidade comemora 243 anos nesta quarta-feira (06). Com a presença de um conjunto arquitetônico além dos casarões do município cacerense, o município traz em suas construções diferentes estilos. Pelas ruas são perceptíveis os estilos neoclássicos, eclético e arte Decó. Ainda é visível as diferentes nacionalidades, uma herança do início da fundação que atraiu italianos, construtores portugueses e árabes, dentre outros povos.

    Conhecer Cáceres é mergulhar na história de Mato Grosso e na história brasileira. O primeiro nome da cidade foi Villa Maria do Paraguay, em homenagem a D. Maria I, de Portugal, posteriormente passou a se chamar São Luiz de Cáceres até chegar ao nome que persiste até os dias de hoje.

    Catedral São Luiz de Cáceres – Construída em 1910, inspirada na Catedral de Notre Dame.

    De acordo com os arquivos históricos, a posição estratégica de Cáceres, na época rota da então capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade, foi fundamental para a criação do município. A cidade já foi uma das mais prósperas e importantes de todo o centro-oeste brasileiro. Outro interesse que a região despertou e levou a demarcação do território nacional, é que os espanhóis estavam de olho nas terras brasileiras.

    Toda riqueza cultural de Cáceres foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2010, para que seja preservado e restaurado.

    Quem visita a cidade e aprecia arte e cultura, percebe que a cidade é o testemunho personificado e vivo do intercâmbio entre os processos naturais e sociais, em que o rio Paraguai se destaca como um ele interagindo a fauna e a flora com a paisagem urbana.

    Cáceres é destaque no turismo nacional com a pesca esportiva consolidada, mas também é reconhecido pelo turismo contemplativo pela sua exuberância às margens do rio Paraguai.

    O Grupo RDM – Portal de Notícias, nesta data tão especial, comemora com a população os 243 anos do município.

    Parabéns Cáceres!

    Latest Posts

    Não perca