COMISSÃO
Comissão discute nesta terça-feira uso da tecnologia no enfrentamento da Covid-19
A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha ações de combate ao novo coronavírus promove audiência pública na terça-feira (30) para discutir o uso da tecnologia no enfrentamento da Covid-19.
Foram convidados para o debate:
– o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Charles Tocantins;
– a relações governamentais do YouTube, Alana Rizzo;
– o relações governamentais do Google, Marcelo Lacerda;
– o gerente de comunicações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Marcus Carvalho; e
– o diretor-executivo da HSP Software, Geovani Machado.
A reunião será realizada no plenário 7, a partir das 9h30. O público poderá acompanhar a discussão por meio do portal e-Democracia.
Medicamentos para intubação
À tarde, a comissão externa realiza outra audiência pública. Desta vez será discutido o desabastecimento de medicamentos e insumos no País para tratamento de pacientes internados por Covid-19.
Para este debate foram convidados:
– o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, coronel Luiz Otávio Franco Duarte;
– o presidente da Confederação Nacional de Saúde, Breno Monteiro;
– o representante da Federação Brasileira de Hospitais Leonardo Barberes;
– o diretor de Relações Governamentais da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), Marco Aurélio Ferreira;
– a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Meiruze Souza Freitas;
– o vice-presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, Flaviano Feu Ventorim;
– o presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, Nelson Mussolini.
A audiência ocorrerá no plenário 7, a partir das 14 horas. Os interessados poderão participar por meio do portal e-Democracia.
Da Redação – MO


Legislativo
Em entrevista, Botelho destaca ações de combate à pandemia
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), foi o entrevistado dessa segunda-feira (12) na live do site de notícias Midia News, de Cuiabá. Oportunidade em que relatou, ao jornalista João Pedro, os trabalhos que vêm sendo feitos pela ALMT no combate à pandemia da Covid-19. A agenda do dia também incluiu atendimentos a representantes de várias comunidades de Cuiabá.
Ao reconhecer como importante a atuação do governo e prefeitura, o parlamentar informou também que os cortes nos gastos da Casa de Leis foram feitos para contribuir com o governo no combate à pandemia. É o caso do projeto Assembleia Itinerante, que levava serviços importantes aos moradores do interior, como a expedição de documentos e atendimentos médicos, mas que está suspenso desde o ano passado.
Questionado sobre as iniciativas do governo federal, Botelho disse que o presidente da República, Jair Bolsonaro, foi brilhante no atendimento aos estados e na liberação do auxílio como apoio aos menos favorecidos durante a pandemia. “Teve uma atuação na área econômica muito boa, mas errou no momento de compra da vacina e no momento de pregar união entre gestores”, disse, ao acrescentar que acredita em melhorias nos próximos meses com a vacinação de todos.
Também declarou que não se pode normalizar as mortes que vêm ocorrendo diariamente por causa do avanço do coronavírus. Disse que é inconcebível a acomodação sobre elas e defendeu a vacinação com máxima urgência. Pois, segundo ele, não há mais condições de se fazer um lockdown severo. “O momento é de lutarmos para vacinar o maior número de pessoas possível. Vai ser o melhor caminho para sairmos dessa pandemia”, disse Botelho, ao declarar que é a favor da liberação da compra de vacinas por empresas privadas.
Sobre a liberação do estacionamento da ALMT para ponto de vacinação, informou que a Casa de Leis vai custear a estrutura física. O mesmo acontecerá em dois pontos em Várzea Grande. “Acreditamos que o número de vacinas ofertadas vai aumentar daqui pra frente”, afirmou, ao declarar a liberação de servidores da ALMT para contribuir com o atendimento na agência MT Desenvolve, que está sobrecarregada com milhares de pedidos de pequenos empreendedores que passam dificuldades em decorrência à pandemia.
Ainda reafirmou o compromisso em ajudar pensionistas e aposentados com novo percentual da alíquota da contribuição da Previdência. E enalteceu o trabalho da CPI da Energisa e que trabalha pela sua reeleição a deputado estadual.
Encerrou levando esperança à população e pedindo distanciamento e os protocolos de cuidados para combater o coronavírus. “Temos que cuidar de todos nós e de nossas famílias”.
Agenda – Pela manhã, Botelho manteve atendimentos agendados no gabinete. Recebeu representantes das comunidades Rio Abaixo, localizada em Santo Antônio de Leverger, do Residencial Ilza Terezinha Picolli e dos bairros Silvalnópolis e Novo Terceiro. Na pauta, ações para fomentar áreas como a de cultura e a regularização fundiária. Para a agricultura familiar, se comprometeu a ajudar na aquisição de caixas de abelha para apicultura, ajudando pequenos produtores na produção de mel, própolis, geleia real, pólen, entre outros produtos.
“São demandas importantes para fomentar a economia local, garantindo emprego e renda para inúmeras famílias. Me coloquei à disposição e vamos trabalhar para atendê-los”, finalizou.
-
REVISTA RDM ONLINE8 meses atrás
RDM AGOSTO 2020
-
REVISTA 3 PODERES8 meses atrás
3 PODERES 2020
-
Opinião7 meses atrás
Reeleição de problemas
-
Opinião6 meses atrás
Afinal, quem somos?
-
REVISTA 3 PODERES7 meses atrás
3PODERES SETEMBRO 2020
-
Opinião6 meses atrás
Time do Senado
-
Opinião6 meses atrás
Secretariado feminino
-
Opinião6 meses atrás
O poder discricionário