Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

AUDIÊNCIA

Audiência debate importância de políticas públicas para pessoas com autismo em Cuiabá

A vereadora Maysa Leão (Cidadania) vai realizar uma audiência pública nesta segunda-feira (07.06) para tratar da importância do diagnóstico precoce e terapias contínuas para pessoas com autismo no município de Cuiabá. A vereadora que esteve presente na inauguração da 1ª sala Ser Inclusivo Sensorial, um espaço estruturado para atendimento e cuidado exclusivo de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro de Autista (TEA) nesta quinta-feira (03), lembrou da importância de discutir o tema com a população.
A audiência, que vai ser realizada de forma virtual às 14h pelos canais da Câmara Municipal, vai contar com a participação do primeiro médico autista de Mato Grosso, Drº. Enã Rezende e a mãe dele, Érica Rezende, neuropsicóloga e criadora do projeto autismo na escola.
 
Também vão estar presentes pais, psicólogos, pediatras e neuropediatras que defendem a importância das terapias e informação para a sociedade que ainda sabe pouco sobre o autismo.
“Eu como vereadora e mãe de autista vejo a necessidade de discutir esse assunto. O estado de Mato Grosso, através da primeira-dama Virgínia Mendes tem buscado melhorias, buscado essa inclusão que está no papel, mas que pouco é colocado em prática. E tudo que o autista precisa é oportunidade. A 1ª sala Ser Inclusivo Sensorial é oportunidade e vamos discutir mais oportunidades como essa”, disse a vereadora.
O espaço é o primeiro específico na rede de saúde do Estado para atendimento dos autistas e foi estruturado com recursos do Bazar Vem Ser Mais Solidário, realizado por Virgínia no ano passado.
“Os detalhes foram pensados do piso ao teto, pela primeira-dama Virgínia Mendes, madrinha da causa autista no Estado. O local possui iluminação especial, paredes com cores claras, equipada com brinquedos lúdicos, escada com escorregador, piscina de bolinhas, iluminação especial, área de escalada e pufes, entre outros equipamentos para garantir o tratamento das crianças”,  disse a vereadora.
“Por amor a minha cidade natal, fizemos a primeira sala ser inclusivo sensorial do estado de Mato Grosso. Tudo foi pensado e feito com muito carinho e atenção para atender esse público tão especial. Sempre reforço que a inclusão é uma das minhas prioridades e nesse caso, tudo foi muito especial: a escolha das cores, dos objetos, iluminação, entre outros detalhes, pois o autista precisa desse olhar de mais cuidado, para que ele possa ter uma adaptação mais tranquila”, destacou Virgínia Mendes.

Assessoria de Comunicação/Gabinete Vereadora Maysa Leão

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nova meta do governo prevê fibra ótica em 99% das cidades brasileiras
Propaganda

Legislativo

Congresso se ilumina de verde e vermelho pelo Dia de Conscientização das Amiloidoses

O prédio do Congresso Nacional fica iluminado nas cores verde e vermelho nesta quarta-feira (16) em alusão ao Dia de Conscientização das Amiloidoses. As doenças, consideradas raras, estão relacionadas ao acúmulo de proteínas não funcionais em órgãos e tecidos do corpo.

O tema da campanha neste ano é “Dê voz à nossa luta, seu apoio é nossa força!”. A iluminação faz alusão às cores das bandeiras do Brasil e de Portugal – os dois países com maior incidência das doenças.

PAF
A doença mais comum do grupo é a polineuropatia amiloidótica familiar (PAF). Estima-se que a enfermidade atinja 1 a cada 100 mil habitantes no Brasil. É hereditária, degenerativa e não tem cura.

O diagnóstico precoce é de fundamental importância, pois os tratamentos não curam as lesões preexistentes. Por ser uma doença multissistêmica, isto é, que atinge vários órgãos e sistemas, o acompanhamento e tratamento dos sintomas requer uma equipe multidisciplinar.

Da Redação – ND
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bolsonaro contraria governadores e diz que vai padronizar o ICMS dos combustíveis
Continue lendo

vídeo publicitário

LEGISLATIVO

EXECUTIVO

JUDICIÁRIO

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA