Legislativo
ALMT cobra informações de empreendimentos hidrelétricos no estado
A Assembleia Legislativa aprovou requerimento de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que exige da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informações a respeito da quantidade de pedidos de instalação de empreendimentos hidrelétricos no período de 19 de julho de 2018 a 31 de maio de 2019. A preocupação do parlamentar é quanto […]

A Assembleia Legislativa aprovou requerimento de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que exige da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informações a respeito da quantidade de pedidos de instalação de empreendimentos hidrelétricos no período de 19 de julho de 2018 a 31 de maio de 2019.
A preocupação do parlamentar é quanto aos impactos ambientais que poderão ser gerados, o que exige minuciosa análise técnica para que a legislação seja fielmente cumprida.
As informações deverão ser fornecidas no prazo de 30 dias sob pena de as autoridades incorrerem em crime de responsabilidade.
O deputado Wilson Santos é o autor do projeto de lei (PL 957/2019) que proíbe a construção de usinas hidrelétricas em toda extensão do rio Cuiabá. A proposta, protocolada no dia 11 deste mês, ainda está pendente de aprovação pela Assembleia Legislativa.
Na justificativa do projeto de lei, é citado que as hidrelétricas são as principais fontes de energia elétrica no Brasil e respondem por mais de 80% da oferta, tendo inegável importância no processo de desenvolvimento, da industrialização, da consolidação da agroindústria e dos serviços.
Entretanto, é argumentado que os impactos sociais das hidrelétricas também são visíveis com o deslocamento das populações ribeirinhas e indígenas.
Da Redação, com informação da Assessoria
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT


Legislativo
Sessão ordinária desta terça-feira tem 25 processos em pauta
Com 25 processos em pauta, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, a partir das 8h30 desta próxima terça-feira (02), a 3ª sessão ordinária de 2021, por videoconferência.
Estão previstos julgamentos contas anuais de gestão e de governo, tomadas de contas ordinárias e especiais, homologações de medidas cautelares, revisão de parecer prévio, auditorias, representações de natureza interna e externa e recursos.
A pauta foi publicada no Diário Oficial de Contas (DOC) de sexta-feira (26) – clique aqui.
Conforme a Resolução Normativa nº 02/2020, as sessões ordinárias e extraordinárias do Tribunal Pleno e das Câmaras Julgadoras serão realizadas por meio de videoconferência em caráter excepcional e temporário. A medida considera a necessidade de se manter a prestação dos serviços essenciais de controle externo durante a situação de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19) e estará em vigor durante a pandemia.
Para acompanhar as sessões basta acessar o site do Tribunal de Contas de Mato Grosso: www.tce.mt.gov.br ou o canal do TCE Mato Grosso no YouTube.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui
-
REVISTA RDM ONLINE6 meses atrás
RDM AGOSTO 2020
-
REVISTA 3 PODERES6 meses atrás
3 PODERES 2020
-
Opinião6 meses atrás
Reeleição de problemas
-
REVISTA 3 PODERES5 meses atrás
3PODERES SETEMBRO 2020
-
Opinião5 meses atrás
Afinal, quem somos?
-
Opinião5 meses atrás
Time do Senado
-
Opinião5 meses atrás
Secretariado feminino
-
Opinião5 meses atrás
O poder discricionário
Você precisa estar logado para postar um comentário Login