Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

SETEMBRO AMARELO

Seplag lança campanha de prevenção ao suicídio

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em vista disso, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) lança a sua mais recente campanha: “Um olhar para o outro”.

Idealizada pela Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, por meio da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST), a ação tem como objetivos alertar os servidores do Estado sobre a importância da saúde mental e informar sobre os principais sinais de risco ao suicídio como forma de prevenção.

Todos os anos, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), são registrados cerca de 13 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo.

A psicóloga da CSST, Tatiana Brasil Pessôa, explica que, normalmente, o indivíduo que está com ideação suicida apresenta alguns sinais e que ao saber identificá-los, as pessoas ao redor podem ajudar a salvar a vida daquele que se encontra em sofrimento.

“Muitas pessoas se encontram deslocadas, não pertencentes aos grupos em que estão inseridas e nem a ‘este mundo’. Estão desesperançadas, perdem o interesse por atividades que antes realizavam com prazer.  Elas procuram ficar mais isoladas, sentem um vazio interior, tristeza significativa e sem causa aparente. Os pensamentos são negativos, de ruína. Apresentam baixa autoestima e sentimentos de inferioridade”, acrescentou.

Leia Também:  Com covid-19, ministro da Saúde segue internado em Brasília

A profissional destaca que ao detectar sinais de problemas de ordem mental, familiares, amigos e colegas de trabalho devem ter empatia para acolher o indivíduo sem julgamentos e com o propósito de ajudá-lo a buscar o acompanhamento especializado, tanto psicológico quanto psiquiátrico, tendo em vista a gravidade da demanda.

“A psicoterapia, por exemplo, vai auxiliar no processo de superação dos conflitos pessoais, de seus medos e na busca por recursos internos que contribuirão para uma vida mais feliz, mais leve. O sofrimento e a dor nunca devem ser minimizados, jamais desqualificar seus sentimentos ou emitir juízos de valor”, ressaltou a psicóloga.

Segundo Tatiana, a campanha da Seplag preza pelo diálogo para que o servidor possa ser mais empático, esteja disponível a ouvir e acolher aqueles que precisam de ajuda e apoio.

“Precisamos estar atentos. Olhar para o colega, para os familiares e perguntar se está tudo bem, como você pode ajudar. Mostrar-se presente e compreensivo. São pequenos gestos e ações que podem fazer a diferença”, pontuou ao ressaltar que o mês é alusivo à prevenção do suicídio e que os cuidados com o outro devem ser diários.

Leia Também:  Projeto altera Código Penal para aumentar tempo de prisão por crimes de estupro

Programação

Ao longo do mês, a Seplag realizará uma série de atividades com objetivo de informar os servidores sobre o assunto, entre elas uma live com a psicóloga e terapeuta de família, Mariela Diez Barreto, na próxima quarta-feira (15), às 10h.

Para assistir a live é só acessar o link https://meet.google.com/qzp-jwix-wai?authuser=0&hs=122

Outras informações pelo telefone (65) 3613-3727 / (65) 99222-4568 com a CSST/Seplag.

Com supervisão de texto de Nayara Takahara.

Fonte: GOV MT
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Executivo

Primeira-dama do Estado agora é cidadã barra-garcense, a homenagem representa a gratidão do município

A homenagem entregue pelo vereador de Barra do Garças, Paulo Bento, representando a Câmara de Vereadores do município, prova que os projetos sociais alcançam a população.

Pelo jeito a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, conquista cada vez a simpatia e o reconhecimento da população, com uma agenda de compromissos cada vez mais comprometida devido aos projetos que desenvolve voluntariamente junto a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), dona Virginia consegue conciliar os compromissos e atender a todos. E foi com toda disposição e carisma que na última terça-feira (14/09), ela recebeu o vereador de Barra do Garças, Paulo Bento, representando toda a Câmara Municipal, que veio à capital cuiabana entregar o Título de Cidadã Barra-garcense em forma de reconhecimento diante dos programas sociais implementados pela primeira-dama de Mato Grosso.

Foto: Jana Pessoa

Ao que tudo indica as ações têm chegado à ponta, ou seja, alcançando o municípios como ocorre em Barra do Garças. “É uma primeira-dama que vem nos ajudando muito com seus programas em prol da família, da criança, dos idosos, das mulheres e do cidadão indígena. A gente queria de alguma forma, em nome da Câmara de Vereadores, homenageá-la pelos trabalhos sociais que ela vem fazendo, principalmente nesse momento de pandemia, onde ela tirou muita gente da dificuldade e matou a fome dessas pessoas. Então, isso pra gente não tem preço e nós gostaríamos de alguma forma fazer esse agradecimento”, contou o vereador.

Foto: Jana Pessoa

Agradecida pela honraria, a primeira-dama declarou seu carinho por Barra do Garças. “Eu fico honrada em receber aqui o vereador Paulo Bento que veio em nome da Câmara Municipal, entregar para mim esse tão importante título. Isso significa e confirma que estamos conseguindo desempenhar o nosso verdadeiro papel. Fico imensamente feliz em saber que temos essa admiração da população e, é maravilhoso receber essa atenção em forma de homenagem”, declarou Virginia Mendes.

Leia Também:  Biden faz primeiro contato com a China e cita conflitos territoriais

Por: Assessoria 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

LEGISLATIVO

EXECUTIVO

JUDICIÁRIO

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA