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sábado, abril 20, 2024
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    Instituição de ensino aposta em projeto para estimular habilidades cognitivas e protagonismo juvenil

    A Escola Estadual Plena Antônio Epaminondas (EPA), em Cuiabá, se dedica ao Projeto Escola Para a VidaDesenvolvendo as competências socioemocionais – disponível para todos os estudantes.

    A proposta é estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioeducativas e socioemocionais. Essa motivação irá contribuir para a ampliação da autonomia dos jovens protagonistas. Além disso, a ideia é aprimorar as relações interpessoais e, principalmente, aumento da participação dos pais na formação integral dos estudantes. A ação visa também fomentar o desenvolvimento da inteligência emocional e sua relação intrapessoal.

    O projeto será desenvolvido quinzenalmente no período vespertino, quatro horas diárias. Os estudantes recebem pelo WhatsApp um roteiro semiestruturado com as orientações para que cada um possa ser a protagonista da sua tarde de aprendizagem.  Os alunos sem acesso à internet recebem o material impresso.

    O roteiro contém também o passo-a-passo que propiciará o desenvolvimento das competências socioemocionais. Para isso, os professores elaboram materiais que discutem temas transversais (um assunto estudado em diversas disciplinas) contemporâneos, para serem aprofundados e registrados pelos estudantes. Com isso, poderão ser debatidos em casa com os familiares e posteriormente com os professores tutores.

    Entre os temas agendados estão: como montar sua rotina de estudo em casa; como cuidar da saúde durante a pandemia; o que é comunicação não violenta e estratégias para a prática da comunicação não violenta.

    Segundo a orientadora de área, Deborah Moreira, o compromisso da Escola Antônio Epaminondas é com o desenvolvimento integral dos alunos e, por causa da mudança no formato de ensino pode estar impactando diretamente a saúde mental estudantes. Diante do cenário, Deborah e os demais orientadores, Eronaldo Valles, Thereza Helena propuseram a execução do projeto, aprovado pela equipe gestora.

    “O projeto está sendo desenvolvido por meio de metodologias ativas, incentivando a autonomia para que os estudantes seja o sujeito ativo de sua aprendizagem”, salienta Deborah.

    Adilson Rosa | Seduc MT

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