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BEM ESTAR

Como turbinar sua hidratação em tempos tão quentes

Alerta! A Cor escura da urina pode ser um sinal negativo nos cuidados com a saúde. Especialistas explicam a importância de manter o nosso corpo hidratado e evitar desconfortos.

Diego Saporski – Da Redação RDM

Estudos garantem que devemos consumir em média, para suprir todas as necessidades do nosso organismo 2 litros de água diariamente. Com as altas temperaturas elevadas em Mato Grosso têm sido difícil manter a hidratação, por isso, o consumo de água e alguns alimentos são essenciais para manter a saúde e o bem – estar do nosso corpo.

Ainda de acordo com estudos, a sede é sim, um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água, mas ela aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado. Por isso, o ideal é não esperar sentir sede para se hidratar.

Catherine Almeida.

A nutricionista esportiva Catherine Almeida (foto à esq.), explica sobre as dificuldades que nosso corpo enfrenta com o baixo consumo de água, “Nosso corpo é composto por 70% de água, o nosso músculo precisa de água, com o baixo consumo, o músculo acaba desidratando e isso dificulta o processo de hipertrofia e da recuperação muscular”, disse.

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A nutricionista ainda falou sobre a importância de beber água constantemente, “O consumo não precisa ser só durante o treino, mas beber água corretamente ao longo do dia é crucial, pois a ingestão excessiva dependendo do nível de intensidade pode causar uma sensação de mal-estar”, alertou.

Alimentos saudáveis que ajudam a hidratar o corpo

Os alimentos crus de uma maneira geral, apresentam uma maior porcentagem de água. Estima-se que enquanto 100 gramas de feijão cru têm apenas 14 % de seu peso em água, após o cozimento, esse valor chega a quintuplicar. Já dentre as carnes, os diferentes tipos do alimento, por sua vez, apresentam em torno de 60% a 75% de água, um valor relativamente inferior a dos vegetais.

Gustavo Soares.

Para Catherine água de coco e melancia podem nos ajudar a superar este período tão quente, “Frutas que possuam muita água, como melancia, melão, laranja, abacaxi e água de coco podem fazer parte desses dias mais quentes e mais secos”, disse.

O nutricionista esportivo Gustavo Soares (foto à dir.) recomenda o consumo de água na prevenção de dores musculares. “O consumo de água ajuda também a evitar dores musculares e até cãibras”. O nível de hidratação é muito importante para evitar essas situações. explicou.

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Sobre o consumo de chás, Gustavo afirma que ajuda, mas não supera a água. “Chás e sucos ajudam na hidratação, porém o foco deve sempre ser a água”, encerrou o nutricionista.

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GERAL

Rondonópolis está há 6 dias sem mortes por covid-19

Estadão Mato Grosso – Da redação

Desde a última sexta-feira, 15 de outubro, Rondonópolis (214,6 km de Cuiabá) não registra nenhum óbito por covid-19, um dos maiores períodos sem mortes em decorrência do vírus desde março do ano passado. O feito é ainda mais positivo quando se observa o esvaziamento de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) como consequência da queda no número de infectados no município.

Rondonópolis já teve 38.231 casos confirmados do novo coronavírus, destes, 37.103 se recuperaram e 942 perderam a vida. No momento, há 144 casos ativos no município. Nesta quarta-feira (20), a ocupação dos leitos é de 20%, bem diferente do cenário encontrado durante a segunda onda da pandemia, entre janeiro e março deste ano, quando o sistema de saúde colapsou em todo o país.

Para o médico infectologista Luciano Corrêa, isso é reflexo da vacinação em massa que vem ocorrendo progressivamente. “Nós só passamos a ter mais tranquilidade com o vírus quando a vacinação avançou. Isso significa que a vacina tem eficácia. A única maneira que existe de controlar a doença é a imunização em massa da população. O objetivo dessa e de qualquer vacina é garantir o poder imunogênico para a grande maioria da população”, explica o médico.

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Ao todo, 287.300 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas, sendo 182.146 da primeira dose e 105.154 da segunda dose. Durante esta semana, o cronograma de vacinação tem como foco a aplicação da segunda dose da Pfizer para vacinados em até 21 de agosto, 1ª dose para adolescentes acima de 12 anos e a dose de reforço para pessoas idosas (acima de 60 anos) que tenham tomado a segunda dose há seis meses.

Algumas das medidas implantadas foram o patrulhamento para evitar que as pessoas se aglomerassem, a exigência no uso de máscaras em locais públicos e o incentivo desde o início a campanha de vacinação para ampliar cada vez mais o número de pessoas imunizadas.

Passaporte da vacina

A partir desta quarta-feira (20) a fiscalização do cumprimento da obrigatoriedade de apresentação do passaporte da vacina em locais com circulação de mais de 50 pessoas será intensificada. A ação estará focada em estabelecimentos como supermercados, atacadistas, shopping, comércio e empresas.

Além disso, também será promovida fiscalização em eventos quanto ao cumprimento dos protocolos de biossegurança, dos horários estabelecidos em decreto e número de pessoas. O decreto municipal permite que os estabelecimentos funcionem até à meia-noite.

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Para ingressar nesses estabelecimentos, é obrigatório a apresentação de comprovante de vacinação completa (1ª e 2ª dose) contra a covid-19 ou exame RT-PCR, não detectável, com intervalo de até 48h e documento pessoal com foto.

O decreto municipal atualmente em vigência estabelece ainda que os eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, igrejas, templos e congêneres, cinemas, museus e a prática de esportes coletivos são permitidos, respeitado o limite de 50% da capacidade máxima do local, não podendo ultrapassar o total de mil pessoas presentes.

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