Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

COVID-19

Comissão Europeia propõe reabrir fronteiras a estrangeiros vacinados

A Comissão Europeia propôs hoje (3) aos Estados-membros uma flexibilização das atuais restrições às viagens não essenciais para a União Europeia, sugerindo especialmente que seja permitida a entrada a cidadãos de outros países já vacinados contra a covid-19.

Tendo em conta “o progresso das campanhas de vacinação e a evolução da situação epidemiológica em nível mundial”, a comissão propõe aos 27 Estados que reabram as fronteiras “a todas as pessoas provenientes de países com boa situação epidemiológica, mas também aos que tenham recebido a última dose recomendada de uma vacina autorizada pela UE”.

Bruxelas admite alargar esse “corredor” aos cidadãos de outros países que já tenham recebido as doses recomendadas de vacinas. Esses países devem ter concluído o processo de aprovação emergencial da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em comunicado, a comissão defende que, “até que o Certificado Verde Digital esteja em operação, os Estados-membros devem aceitar certificados de países com base na legislação nacional, levando em conta a capacidade de verificar a autenticidade, validade e integridade do documento, e se ele contém todos os dados relevantes”.

Leia Também:  Encontrados corpos e destroços do Boeing 737 que caiu na Indonésia

“Os Estados-membros poderão considerar a criação de um portal que permita aos viajantes solicitar o reconhecimento de um certificado de vacinação emitido por um país, como prova confiável de vacinação e/ou para a emissão de um Certificado Verde Digital”, sugere.

Além disso, a comissão propõe aumentar, de acordo com a evolução da situação epidemiológica na UE, o valor máximo de referência de novos casos de covid-19, utilizado para determinar uma lista de países a partir dos quais todas as viagens devem ser permitidas. Isso “deverá permitir ao conselho ampliar essa lista”, atualmente composta apenas por sete países.

Bruxelas admite que o surgimento de variantes “preocupantes” do novo coronavírus exige vigilância contínua e em contrapartida, propõe um novo mecanismo de fechamento de emergência, a ser coordenado pela UE, que limitaria o risco de tais variantes entrarem na região.

“Isso permitirá aos Estados-membros agir rapidamente e limitar temporariamente a um mínimo todas as viagens a partir dos países afetados, durante o tempo necessário para pôr em prática medidas sanitárias adequadas”, sustenta a Comissão Europeia.

Leia Também:  Câmara Municipal de Cuiabá instala ponto de coleta do Projeto Tampatinhas

Essa proposta deverá ser analisada pelos Estados-membros na próxima quarta-feira (5), em uma reunião dos embaixadores dos 27 integrantes da UE, atualmente sob presidência portuguesa.

* Com informações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal

Edição: Graça Adjuto

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Projetos sociais articulados por Virgínia Mendes são destaque no 1º Encontro Regional com Líderes Comunitários

O evento aconteceu nesta quinta-feira (23) em Rondonópolis, com a finalidade de aproximar o executivo estadual e lideranças comunitárias.

RDM com Assessoria – GOV MT

Nesta quinta-feira (23), aconteceu o ‘1º Encontro Regional com Líderes Comunitários’ em Rondonópolis que contou com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

O evento organizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), faz parte do programa SER Família Comunitário, por meio da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários, representada pelo secretário-adjunto Édio Martins faz parte do projeto Ser Família Comunitário. A organização também contou com o apoio da equipe da União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairros (URAMB), sob a direção da presidente Nilza Siqueira. O objetivo da ação é aproximar Governo do Estado e lideranças de bairro, a exemplo dos presidentes de bairros, associações e clubes de mães, e dessa maneira ter acessos as principais demandas.

As autoridades ressaltaram a importância das ações realizadas pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. O ex-governador e agora deputado federal, Carlos Bezerra se ressaltou que os trabalhos da primeira-dama do Estado, ganharam proporção e destaque no âmbito social. “Virginia nunca perdeu a sua humildade e está realizando um grande trabalho com destaque na área social e, esse é o verdadeiro trabalho de uma primeira-dama! Parabéns, Virginia Mendes pelas suas ações em nosso Estado”, parabenizou o deputado federal.

Foto: Janaína Pessoa

O secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Setasc, Edio Martins também aproveitou o para agradecer Virginia Mendes. “A nossa primeira-dama é muito próxima dos líderes comunitários, das ONGs e do terceiro setor, porque ela tem um trabalho bonito e grande! Ela também tem um olhar de carinho e de mãe com as igrejas católicas, evangélicas e outras. E quando a gente tem uma primeira-dama voltada para o social, preocupada com os menos favorecidos quem ganha somos todos nós”, destacou o Édio Martins.

Édio ainda apontou as qualidades da primeira-dama. “Dona Virginia não tem medo de gente, ela gosta de ouvir a todos, gosta de abraçar as pessoas e com um abraço muito verdadeiro. Falo isso, porque as pessoas não são carentes apenas por coisas materiais, elas carentes de atenção e carinho. Em nome de todos os líderes comunitários de Rondonópolis e de Mato Grosso, toda nossa gratidão a nossa primeira-dama”, agradeceu Martins.

Para a presidente da União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairros (URAMB), Nilza Siqueira, o Estado nunca teve o olhar de uma primeira-dama tão voltado para o social. “É sempre uma honra e uma alegria receber a nossa primeira-dama Virginia! Graças a essa parceria que temos com o Governo do Estado estamos conseguindo atender 2.500 famílias mensalmente. A dona Virginia Mendes está fazendo a diferença na vida de milhares de mato-grossenses. Nós nunca tivemos uma primeira-dama com um olhar tão solidário e tão carinhoso voltado aos menos favorecidos, ela é atuante”, ratificou a presidente da URAMB.

Após o evento o governador Mauro Mendes se reuniu com o prefeito José Carlos do Pátio e anunciou um investimento de R$ 40 milhões, para que a Prefeitura de Rondonópolis dê continuidade aos trabalhos de recuperação e asfaltamento dos distritos industriais.

Do encontro também participaram, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, os deputados estaduais Nininho, Thiago Silva e Sebastião Rezende.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Projeto cria marco legal para serviços de entrega e de motorista por aplicativo
Continue lendo

vídeo publicitário

LEGISLATIVO

EXECUTIVO

JUDICIÁRIO

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA