28 C
Cuiabá
quarta-feira, abril 24, 2024
More

    Últimas Postagens

    Rádio Corredor – Confusão no ninho tucano

    Por Artur Fonseca

    [email protected]

    Profissionais da Educação

    Um grupo de deputados estaduais de Mato Grosso se reuniu com sindicalistas do Sintep nesta segunda-feira (06) para discutir medidas que amparem os profissionais da Educação cujos contratos foram encerrados pelo governo do estado em março devido a paralisação das aulas por conta do corona vírus.

    “Essa questão dos professores contratados é complicada porque a secretária de educação Marioneide Kliemaschewsk diz que não pode assinar para não incorrer em improbidade. Então, vamos fazer uma discussão junto com Ministério Público e o Tribunal de Contas para ver se conseguimos, por meio de Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), para apresentar ao Governo e fazer os contratos. Essa proposta ao meu ver é a mais viável porque tem que cumprir o ano letivo. E, caso não consiga isso, outra sugestão seria a criação de um voucher-professor, uma ajuda também de muita valia”, explicou Eduardo Botelho (DEM), presidente da Assembleia Legislativa.

    Calendário letivo

    A celeuma se deu porque o calendário letivo que deveria ter começado no último dia 23 de março foi adiado, inicialmente, para 5 de abril devido à expansão dos casos de corona vírus em Mato Grosso. No dia 31 de março, com o avanço da doença no Estado, o governador Mauro Mendes (DEM) editou um novo decreto que estendeu o retorno das atividades escolares para maio.

    “Pode ser de seis a oito mil contratos temporários que não foram efetivados por parte do Estado. Muitos técnicos também são contratados dessa forma. Mas, qualquer recurso e organização nesse momento de pandemia é significativo porque essas pessoas estão desempregadas e não serão assistidas no auxílio de R$ 600 do Governo Federal. E, nesse momento, não ter nenhum rendimento tem um impacto na sobrevivência das pessoas. Por isso, estamos buscando o diálogo por meio da Assembleia para discutir com Ministério Público e Tribunal de Contas para procurar uma solução”, Valdeir Pereira, presidente do Sintep.

    Crise no ninho

    Ricardo Saad, vereador e presidente do PSDB em Cuiabá, enviou uma carta aberta à imprensa esclarecendo a crise que se instalou no partido desde que o empresário Luiz Carlos Nigro foi lançado pré-candidato a prefeito da Capital pelo PSDB. O vereador faz parte do grupo de parlamentares que integram a base do atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e defendendo a eventual reeleição e a aproximação do PSDB ao governador Mauro Mendes (DEM) estão entre os motivos elencados por Saad.

    “Desde o ano passado estamos trabalhando incansavelmente na busca de novos filiados, a fim de fortalecer o partido e montar uma chapa de candidatos a vereador consistente. Poucos, diga-se ninguém, aceitou encarar essa empreitada conosco, e mesmo assim não abaixamos a cabeça, não desistimos. A Executiva Estadual tentou colocar Carlos Nigro como pretenso pré-candidato ao Palácio Alencastro. Em nenhum momento barramos ou nos manifestamos contrários a este projeto, muito pelo contrário, o nome do Nigro era consenso entre nós vereadores. Com isso, ficamos esperando uma posição mais efetiva quanto a este fato, principalmente no que se refere à formação da chapa proporcional. Acreditávamos e esperamos que a estadual e o pretenso candidato a prefeito nós auxiliasse na organização da chapa para que pudéssemos encarar a eleição deste ano, mas isso não aconteceu”, justifica Ricardo Saad no comunicado.

    Roupa suja

    Quando o deputado estadual Carlos Avalone assumiu a presidência estadual do PSDB em fevereiro, a cúpula do partido lavou a roupa suja publicamente expondo um crise interna, que era comentada só nos bastidores , houve também uma discussão acalorada, onde o deputado estadual  Wilson Santos chamou a atenção do vereador Renivaldo Nascimento, principal defensor do apoio a Emanuel Pinheiro(MDB), de que a definição partidária deve ser respeitada por todos os membros da legenda no mesmo momento, Carlos Nigro elogiou a gestão de Emanuel, mas prometeu empenho em convencer os correligionários contrários à sua candidatura a mudarem de opinião.

    “Nós vereadores ficamos isolados com a dura missão de estruturar o partido na Capital para disputar a eleição. Desta forma, o que nos restou a fazer? Aceitar a ajuda de quem estava disposto a nos ajudar, o prefeito [Emanuel]! Na realidade, queriam que nós aproveitássemos a janela partidária para sair do partido. Por isso, em nenhum momento quiseram nos ajudar de fato. Mas mesmo assim, ficamos fiéis e lutamos sozinho para garantir a reestruturação do PSDB em Cuiabá. Vamos encarar mais esse desafio de cabeça erguida”, pontuou Saad.

    Uso de máscaras

    A partir da próxima semana, segundo o governador Mauro Mendes que hoje é sugerido, passará a ser compulsório em lugares públicos o uso de máscaras para diminuir a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus (Covi-19), no entanto, ainda não informou as punições para quem descumprir as regras

    “Nós estamos fazendo uma campanha, e isso já é recomendado pelo Ministério da Saúde de forma muito clara, e temos grandes exemplos ao redor do planeta de países, olha lá no Japão, a quantidade de gente que tem no Japão, e a quantidade muito pequena de casos que tem lá. Olha o exemplo da Coreia do Sul, são países que quando você passa uma imagem, se as pessoas observarem, nós vamos ver que quase 100% das pessoas na rua estão usando máscara. Você sai de casa, vai trabalhar, está sempre com a máscara”, disse, Mauro Mendes numa entrevista na manha de terça-feira (7) à rádio Jovem Pan.

    Blairo Maggi

    Em reportagem publicada no Metrópole, Blairo Maggi, ex-governador de Mato Grosso, ex-senador e ex-ministro da Agricultura classificou como “conversas desvairadas” os ataques feitos pelo ministro da Educação Abraham Weintraub e pelo filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), à China, falando sobre o coronavírus. A relação diplomática entre os dois países ficou abalada após as respostas da embaixada chinesa às falas dos dois.

    “Muita besteira, muita especulação, mas o mercado é suficientemente maduro para não entrar nestas conversas desvairadas, estes negócios do agro se fazem por necessidade e não para agradar um ou outro, mas isso não é bom mesmo. Uma lástima estas conversas desvairadas”, reclamou, Blairo Maggi.

    Dosar compras

    Maggi diz que é normal a atitude da China em anunciar que passará a comprar soja dos Estados Unidos hoje, o país asiático consome estimados 35% de todas as exportações do agronegócio brasileiro. São movimentos, de acordo com o empresário, que fazem parte do mercado. “Eles (os chineses) precisam dosar as compras, se forçar o mercado americano, sobe o valor em Chicago (Bolsa). Os Estados Unidos não conseguem abastecer o mercado sozinho, eles têm outros clientes mundo afora e um grande mercado interno, uma indústria de proteínas animal muito grande também”, justiticou Blairo Maggi.

    Judiciário

    Assim que os efeitos do novo coronavírus permitirem a volta do funcionamento do Judiciário, o tribunal de justiça de Mato Grosso deve finalizar o concurso público e dar posse a 25 novos juízes de 1ª instância, foi confirmada pelo presidente do Judiciário, desembargador Dr. Carlos Alberto Alves da Rocha, em live com o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, nesta terça (7).

    “O concurso não está suspenso. A última fase em que estávamos antes da paralisação era a inscrição definitiva, com busca de informações pessoais, e isso já foi feito. A comissão deve se reunir, mesmo neste período, para deferir as inscrições. E independentemente disso, estamos preparando a fase oral e assim que voltarmos à normalidade nós vamos fazer essa fase”, revelou o Desembargador Dr. Carlos Alberto.

    Dificuldades financeiras 

    O desembargador destacou que tem consciência que deve haver dificuldades financeiras para o Estado por causa da redução na arrecadação durante o período de pandemia. Ele, porém, destacou a necessidade de novos juízes para suprir uma demanda já reprimida no Tribunal de Justiça.

     

    Latest Posts

    Não perca