Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

Destaque

MP de Contas pedirá revisão de verbas publicitárias do governo Bolsonaro

O Ministério Público de Contas –vinculado ao TCU (Tribunal de Contas da União)– vai acionar a Corte na próxima 6ª feira (17.jan.2020) para obrigar a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) a distribuir as verbas de publicidade do governo federal com base em critérios técnicos. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

A decisão se dá após reportagem do mesmo veículo, publicada nesta 4ª feira (15.jan), indicar que o chefe da secretaria, Fabio Wajngarten, recebe, por meio da empresa da qual é sócio, a FW Comunicação e Marketing, dinheiro de emissoras de TV e agências de publicidade contratadas pela própria secretaria, ministérios e estatais do Executivo.

Esse tipo de acordo é vedado pela legislação, que proíbe que integrantes da cúpula do governo mantenham negócios com pessoas físicas ou jurídicas que possam ser afetadas por suas decisões. A prática implica conflito de interesses e pode configurar ato de improbidade administrativa.

A FW fornece estudos de mídia para TVs e agências, incluindo mapas de anunciantes do mercado. Também faz o chamado checking, que consiste em averiguar se peças publicitárias contratadas foram veiculadas.

Leia Também:  Governo de MT vai contratar serviço de hospedagem para profissionais da Saúde

De acordo com a reportagem, a FW tem contratos com ao menos 5 empresas que recebem do governo, entre elas a Band e a Recordcujas participações na verba publicitária da Secom vêm crescendo.

Em nota, Wajngarten disse que a reportagem do jornal paulista traz “mentira absurda” e “ilação leviana“.

Embora tenha sido alertado nas respostas encaminhadas pelo secretário Fábio Wajngarten, o veículo [Folha] preferiu mentir e tentar apresentar o caso como uma suposta irregularidade, com caráter de ‘denúncia’ bem ao estilo leviano do jornal, o  que desqualifica a matéria e seu conteúdo“, defendeu-se.

O texto da Folha também mostra que TVs que contratam a empresa de Wajngarten, como Band e Record, tiveram, na gestão dele, aumento de sua participação nos recursos para publicidade. O próprio secretário teria renovado, em agosto, 1 contrato da Secom com a Artplan, uma das agências que é cliente de sua empresa.

A representação deve ser apresentada na próxima 6ª feira (17.jan) pelo procurador Lucas Rocha Furtado, quando o TCU volta do recesso de fim de ano.

Leia Também:  Governo terá potencial desgaste em ao menos 2 momentos no Congresso

O procurador Furtado vai requerer ao TCU uma medida cautelar, de cumprimento imediato, para “assegurar igualdade” entre os veículos de comunicação. Segundo ele, a Secom não tem seguido critérios de audiência. Emissora mais assistida, a Globo recebeu em 2019 uma fatia da verba publicitária menor que a da Record e a do SBT.

Fonte: Poder360

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Destaque

AO VIVO: Câmara de Cuiabá promove live de apoio com psicóloga nesta quinta

A Câmara de Cuiabá promove na tarde desta quinta-feira (10), uma live de apoio à campanha brasileira de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, com a psicóloga Isolde Coimbra.

ASSISTA AO VIVO

Câmara Municipal de Cuiabá

Transmissão ao vivo – 10/09/2020Live Setembro Amarelo com a Psicologia Isolde Coimbra

Posted by Câmara Municipal de Cuiabá on Thursday, September 10, 2020

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  China pede que governo americano não politize câmbio
Continue lendo

vídeo publicitário

LEGISLATIVO

EXECUTIVO

JUDICIÁRIO

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA