24 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
More

    Últimas Postagens

    Coronavírus: órgãos públicos começam a suspender atividades

    Prefeitura de Cuiabá e governo do Estado decretam quarentena e medidas para prevenir chegada da epidemia

    Por Bruna Cardoso, da Redação

    O primeiro caso de coronavírus em Mato Grosso ainda não foi confirmado. Mas as autoridades públicas de saúde aguardam a contraprova de exame de um homem de 48 anos, que está internado no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. O paciente veio recentemente da Itália.

    A possibilidade de confirmação deste caso levou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o governador Mauro Mendes a tomar medidas de prevenção contra a chegada da epidemia, para evitar que o vírus se alastre.

    Após o prefeito cuiabano anunciar o plano municipal de enfrentamento ao coronavírus. Alguns órgãos públicos e locais privados de grande aglomeração suspenderam suas atividades. Foi o caso da Câmara Municipal e de todas as unidades do Sesc (Serviço Social do Comércio) na capital.

    Entre as medidas anunciadas por Pinheiro para enfrentar o coronavírus está a suspensão de eventos com um público superior a 100 pessoas em locais abertos e superior a 50 pessoas em locais fechados. O prefeito também disponibilizou leitos exclusivos no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá para pacientes que futuramente forem confirmados com o Covid-19.

    O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá comunicou na tarde desta segunda-feira (16/03) que as atividades serão suspensas, temporariamente, a partir desta terça devido ao novo coronavírus.

    As medidas seguem uma Nota Recomendatória emitida pelo médico João Leopoldo Baçan, servidor efetivo da Câmara Municipal de Cuiabá, que está baseada nas orientações da OMS.

    “O país entra em uma nova fase de estratégia, e no legislativo municipal não pode ser diferente, considerando o grande fluxo de pessoas que frequentam o local diariamente”, adverte o Dr Leopoldo.

    A preocupação se ampliou após, na última quarta-feira (11/03), a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarar estado de pandemia para o novo coronavírus. Lembrando que há cerca de dois meses e meios a transmissão do vírus se iniciou na China.

    No Brasil o primeiro caso do Covid-19 aconteceu em São Paulo. O infectado foi um homem de 61 anos que chegou da Itália no dia 21 de fevereiro, mas a confirmação aconteceu após dois exames, cinco dias depois, em 26 de fevereiro.

     

    Latest Posts

    Não perca