Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

SERVIÇO MILITAR

Junta de Serviço Militar de Cuiabá convoca jovens de 18 anos para alistamento obrigatório

Da Redação com Secom

A Junta de Serviço Militar de Cuiabá deu início a convocação de jovens do sexo masculino que completaram ou irão completar 18 anos, em 2022 (nascidos em 2004), para se apresentarem ao Alistamento Militar Obrigatório do Exército, Marinha ou Aeronáutica. O alistamento pode ser feito pela internet ou presencialmente até 30 de junho.

O alistamento deve ser feito na Junta de Serviço Militar (JSM), que no caso de Cuiabá está funcionando na sede da Defesa Civil Municipal, na Rua Carlos Gomes, n° 168, bairro Araés.

Para o ato, é preciso comparecer à Junta de Serviço Militar munido de CPF, RG original e comprovante de endereço, ou pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Mães que tenham filhos especiais, também devem levar seus filhos para o alistamento.

A secretária-geral da Junta de Serviço Militar, Elaine Leão Neves, explica que a expectativa é alistar entre 7 a 8  mil jovens apenas na Capital. Em 2021  foram mais de 6 mil. “Após o alistamento,serão realizados os testes de seleção, quando são escolhidos os jovens que serão incorporados ou matriculados ao Serviço Militar”, disse.

Leia Também:  Emanuel anuncia Aluízio Leite à frente das ações de Cultura, Esporte e Lazer da capital

Em Cuiabá, são aproximadamente 800 vagas, 15% do total de alistamento. Os jovens selecionados serão encaminhados para uma das unidades do Exército Brasileiro na capital: 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, 9º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) e o NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva). Os selecionados servirão o Exército no ano de 2021. Os não selecionados recebem o certificado de dispensa de incorporação.

O alistando tem o direito do abono das faltas em virtude do comparecimento à Junta de Serviço Militar (JSM). Para tanto, os interessados devem solicitar ao responsável da Seção de Serviço Militar uma declaração/atestado de comparecimento.

Por ser um serviço obrigatório, o jovem que não fizer o alistamento sofre uma série de restrições e ficará impedido de realizar concurso público, não poderá obter título eleitoral, tirar passaporte ou ser matriculado em universidade pública.

Junta de Serviço Militar de Cuiabá

A JSM é um órgão da Prefeitura Municipal, mas atua sob a orientação técnica do Exército. O prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, é o presidente da Junta de Cuiabá. É responsabilidade da Prefeitura a instalação, manutenção e funcionamento da JSM. O prefeito nomeia um servidor municipal, de reconhecida idoneidade moral, para ser o secretário e principal executivo da Junta. A Junta Militar de Cuiabá é uma das mais antigas do estado, funciona em parceria com o Exército Brasileiro e é ligada à 9ª Região Militar do Comando Oeste.

Leia Também:  Comissão reúne-se com presidente do Banco Central nesta quarta
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CAPITAL

Prefeitura de Cuiabá realiza Conferência de Saúde Mental nesta terça (25)

Da Redação com Secom

Começa nesta terça-feira (25), às 14h e vai até a próxima quinta-feira (27), de forma totalmente online, a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Cuiabá. A abertura do evento contará com as participações do prefeito Emanuel Pinheiro e da secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend. Nesta edição, a conferência tem como tema central “A Política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial do SUS”.

A palestra magna será proferida pelo professor Eurípedes Júnior, vice-presidente da Sociedade Amigos do Museu da Imagem do Inconsciente. Ele trabalhou com a psiquiatra Nise da Silveira nesse museu na década de 1970, onde produziu documentários, publicações, cursos e exposições. É doutor em Museologia e Patrimônio (UERJ).

Os inscritos residentes em Cuiabá poderão participar através do aplicativo Zoom, uma vez que haverá as rodas de discussão e deliberação. Já os inscritos de outros municípios e pessoas que não fizeram inscrição poderão acompanhar pelo canal do Conselho Municipal de Saúde (CMS) no Youtube (clique aqui). O público-alvo são trabalhadores e usuários da Saúde mental, entidades da sociedade civil e população em geral.

Leia Também:  Prefeito lamenta primeiro óbito por Influenza H3N2 na capital

A Conferência tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental.

O evento é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

PROGRAMAÇÃO

25/01/2022 (Terça-Feira)

Abertura

14:00h – Abertura Oficial – Composição da Mesa

Prefeito de Cuiabá: Emanuel Pinheiro

Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá: Suellen Danielen Alliend.

Vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá: Julio Cesar de Souza Garcia

Coordenadora da Conferencia Municipal de Saúde Mental de Cuiabá: Nilva Maria Fernandes de Campos

Coordenadora de Mesa: Nilva Maria Fernandes de Campos – Assessora de Planejamento – ASPLAN/SMS – Cuiabá/MT.

14:30h – Conferência Magna: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Conferencista: Professor: Eurípedes Junior – Vice-Presidente do Museu de Imagens do Inconsciente

Leia Também:  Rede Municipal de Ensino da capital abre matrícula para novos alunos nesta Segunda (22)

Coordenadora de Mesa: Nilva Maria Fernandes de Campos – Assessora de Planejamento – ASPLAN/SMS – Cuiabá/MT.

Debatedora: Darci Silva Carvalho Bezerra – Coordenadora Técnica de Saúde Mental/SMS-Cuiabá

16:00h – Analise da Conjuntura da Saúde Mental de Cuiabá.

16:30h – Aprovação do Regimento Interno da III Conferência de Saúde Mental de Cuiabá.

18:00h – Encerramento

26/01/2022 (Quarta – Feira)

14:00h – Dinâmica de Abertura.

14:30h –Trabalho em Grupo por Eixo Temático:  Eixo I – Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito a Cidadania; Eixo II – Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social na Garantia de Serviços de Saúde Mental; Eixo III – Política de Saúde Mental e os Princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e Eixo IV – Impactos na Saúde Mental da População e os Desafios para o Cuidado Psicossocial Durante e Pós-Pandemia.

18:00h Encerramento

27/01/2022 (Quinta – Feira)

14:00 h – Dinâmica de Abertura

14:30 h – Plenária Final

16:00h – Eleição dos Delegados de Cuiabá para a Etapa Estadual.

17:00h – Encerramento

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

LEGISLATIVO

EXECUTIVO

JUDICIÁRIO

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA