28 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
More

    Últimas Postagens

    Emanuel descarta vacinação nas escolas: “Aval dos pais é obrigatório”

    Folhamax

    O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), declarou que não vai autorizar “vacinação em massa” de crianças com o intuito de garantir 100% do retorno presencial nas escolas municipais e condicionou a vacinação em crianças de cinco a 11 anos à autorização dos pais. Também informou que não tomou nenhuma decisão a respeito de exigir receita médica para a aplicação das vacinas.

    A declaração foi dada na segunda-feira (3) no ato de solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ribeirão do Lipa.

    “Estou muito preocupado, é um ponto que está me causando preocupação muito grande, porque todos somos pró-vacina e Cuiabá fez bonito, saiu à frente, aplicamos mais de um milhão de doses, e graças ao sucesso da imunização em Cuiabá é que derrubamos e estamos conseguindo controlar, estamos em níveis muito baixos da propagação do vírus. Mas está havendo uma polêmica no comitê, e alguns membros do comitê de enfrentamento à Covid-19, ainda vou chamar a reunião. Mas acho que a autorização dos pais é inegável, você não pode pegar uma criança de 6, 7 anos e ir vacinando por conta, numa escola, não tem nem como. Agora, os pais que quiserem vir a uma unidade como essa e vacinar seus filhos nós seremos obrigados a fazê-lo”, disse.

    O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já declarou publicamente que as vacinas contra a covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos começarão a chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro.

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 16 de dezembro, a aplicação da vacina da Pfizer para crianças. O governo, no entanto, resistiu a iniciar a imunização, alegando que não há urgência.

    O Ministério da Saúde realizou uma consulta pública sobre o tema, que durou do dia 23 de dezembro até domingo. Especialistas criticaram as perguntas da consulta, dizendo que induziam respostas.

    Latest Posts

    Não perca