24 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
More

    Últimas Postagens

    Semana da encrenca: Senadores e deputados discutem vetos ao orçamento impositivo nesta terça-feira (3)

    Crise na Esplanada

    Em meio ao tiroteio político na semana de regresso do carnaval, deputados e senadores voltam ao trabalho no Congresso Nacional. Eles devem se reunir nesta terça-feira (03) para discutir a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro à proposta do Congresso para o chamado orçamento impositivo, que tira do Executivo o poder de decidir como investir cerca de 30 bilhões de reais do orçamento de 2020. Vale destacar, que o governo federal, contrário à proposta, já tinha fechado acordo com os presidentes da Câmara e Senado aceitando a modificação.
    Se o Parlamento derrubar o veto, a aplicação do dinheiro vai ficar a critério dos parlamentares. Esse predomínio no controle do Orçamento é pano de fundo da crise entre o Planalto e o Congresso.
    O Governo Federal, contrário à proposta, já tinha fechado acordo com os presidentes da Câmara e Senado aceitando a modificação. No entanto, a proposta, que está sendo classificada com um parlamentarismo branco, enfrenta resistência entre os próprios parlamentares.O projeto que o obriga o governo a pagar todas as emendas parlamentares é o principal motivo da briga entre o presidente e o CongressoA semana deve mostrar uma crise realmente séria no país, e com certeza será uma das semanas mais importantes para o Congresso e para o governo e o ano inteiro.

    Opinião

    O líder da oposição no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues. considera que “ isso significa a aprovação de uma emenda branca do parlamentarismo. O governo de Jair Bolsonaro passará, outros governos virão e o Brasil fica. Seja quem for o presidente da república, ele foi designado pelo voto da maioria dos brasileiros.”

    Novo alvo

    O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, poderá ser convidado a prestar informações à Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) sobre o aumento da fila de espera do programa Bolsa Família.- A queda de braço entre governo e Congresso pode ganhar um novo campo de batalha. Propostas de reformulação do Bolsa Família começaram a ser discutidas paralelamente no Executivo e no Legislativo, com pontos divergentes e, até o momento, sem diálogo entre ambas as partes

    Disputa

    A briga é boa.O fim do motim de policiais militares no Ceará no domingo, 1º, fez o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, trocarem ironias com o ex-governador do Estado Ciro Gomes (PDT) nas redes sociais. Os três expuseram uma disputa pela “paternidade” do fim da ação dos policiais.

    Reforma

    A Comissão Mista da Reforma Tributária vai começar seus trabalhos na próxima quarta-feira (4). A reunião de instalação está marcada para as 14h30, na sala 19 da Ala Alexandre Costa.

    Divergência

    Conforme fontes da coluna, quando apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se encontram para conversar, surgem cinco opiniões sobre a forma e a intensidade da manifestação programada para o dia 15 em todo o país. O ponto de partida é o repúdio ao que consideram obstáculos de outros poderes ao governo federal.

    Será?

    Muitos comentários dão conta de que o ano só começa depois do Carnaval. Em 2020 está sendo diferente. Surgiram componentes perturbadores que fizeram despertar mais cedo: o dólar subindo, a Bolsa de Valores caindo e a crise na segurança pública do Ceará ameaçando se alastrar e liquidar com o equilíbrio fiscal.

    Aeroportos

    Começa hoje (2), em Goiânia, a primeira das quatro audiências públicas presenciais previstas para a 6ª rodada de concessão de aeroportos. O governo pretende leiloar 22 aeroportos
    divididos em três blocos (áreas Sul, Central e Norte do país).

    Economia

    O mercado financeiro reduziu a estimativa de inflação e de crescimento da economia brasileira para este ano e também passou a estimar um dólar mais alto no fim de 2020. As projeções fazem parte do boletim de mercado, conhecido como relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (02) pelo BC (Banco Central).De acordo com o boletim, os analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para 2020 de 3,20% para 3,19%. Foi a nona queda consecutiva do indicador.

    Leão

    Começou nesta segunda-feira (02) a temporada de entrega da entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 (ano-base 2019).
    O prazo vai até as 23h59min do dia 30 de abril, mas os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda, se tiverem direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

    Latest Posts

    Não perca