26 C
Cuiabá
quinta-feira, abril 25, 2024
More

    Últimas Postagens

    Guerra de egos termina com exoneração no ICMBio e mostra fragilidade no Meio Ambiente

    CANETADA

    A exoneração do coronel PM Homero de Giorge Cerqueira da presidência do ICMBio esquentou a sexta-feira gelada aqui em Brasília. A justificativa para o desligamento do militar teria sido desavenças com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Os dois teriam se desentendido sobre a estratégia de combate a incêndios no Pantanal. No entanto, Homero afirmou nas redes sociais que o real motivo teria sido uma live postada por ele comemorando os 13 anos do instituto. Enfim, está exonerado e quem determinou foi o ministro da casa Civil, General Braga Netto.

    CISCO NO OLHO

    O coronel Homero foi indicado para ICMBio pelo próprio Ricardo Salles em abril de 2019. Até o início deste tarde o ministro ainda não havia indicado o substituto. Coronel da Polícia Militar de São Paulo, Cerqueira é o segundo presidente do instituto a deixar o cargo em pouco mais de um ano e meio de governo Bolsonaro. Ele assumiu no lugar do ambientalista Adalberto Eberhard, que pediu demissão depois de uma visita ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS) em que Salles ameaçou abrir processos administrativos contra servidores que não teriam comparecido ao evento em que ele estava. Essa demanda está mais para briga de egos. Talvez, Salles quisesse ter aparecido na tão falada live.

    ZIPER NA BOCA

    O presidente Jair Bolsonaro baixou o tom das críticas e até afagou o Congresso após a derrubada do congelamento de salários de servidores públicos. Bolsonaro mudou o tom do discurso durante visita a Mossoró, na manhã de hoje, no Rio de Grande do Norte. Ele se disse grato aos deputados que, na sessão de ontem, reverteram decisão do Senado e selaram a manutenção de um veto presidencial que suspende reajustes na folha até o fim de 2021. “Com o time que temos, sócios no bom sentido no Parlamento, atingiremos nossos objetivos”, disse Bolsonaro.

    FOGO AMIGO

    Outra notícia que caiu feito bomba aqui em Brasília foi a de que o vice-presidente nacional do PSL,  deputado Junior Bozzella, é contra a reaproximação com Bolsonaro e até fala em Sérgio Moro candidato para 2022.  Segundo Bozzella, hoje é mais fácil filiar Sérgio Moro do que fazer Bolsonaro defender as bandeiras do PSL. Jair Bolsonaro foi eleito presidente da República pelo PSL em 2018, mas se desfiliou em novembro de 2019 depois de se desentender com a cúpula da sigla. A provocação foi feita. Vamos aguardar a resposta de Bolsonaro.

    ORDEM DO DIA

    Com pressão por Orçamento, o ministro da Economia Paulo Guedes tenta segurar gastos e quer unificar PECs. Ele busca aliados para minimizar os impactos no Orçamento de 2021 e ao mesmo tempo desenhar propostas mais factíveis de retomada pós-pandemia. Esse caminho é pavimentado com o Congresso e um substitutivo para unificar a PEC Emergencial e a proposta do Pacto Federativo não deve sair da ordem do dia pelas próximas semanas.

    SOLUÇÃO PERENE

    O senador Marcio Bittar (MDB-AC), que é o relator da PEC do Pacto, deve ser o responsável pela proposta unificada. Na segunda-feira (17), Paulo Guedes chegou a desmarcar toda a sua agenda para passar a tarde conversando com Bittar. Na verdade, a unificação da PEC Emergencial com o Pacto Federativo já corre solta desde o fim do ano passado. A intenção é mostrar que o governo quer uma solução perene para a questão dos gastos públicos. O prazo para a proposta orçamentária ser enviada ao Congresso é 31 de agosto.

    PAI ETERNO

    Quem estava acostumado a ver nome de político e empresário envolvido em esquema de corrupção agora vai estranhar um pouco. Dessa vez o Ministério Público investiga o padre responsável pela administração do Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). Denominada operação Vendilhões, apura crimes de apropriação indébita, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos, sonegação fiscal e associação criminosa. Robson de Oliveira estaria usando dinheiro do santuário para fazer negócios sem vínculo religioso, como compra de imóveis, fazendas e gado. Esse nem Deus perdoa.

    Latest Posts

    Não perca