26 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
More

    Últimas Postagens

    Bolsonaro diz que ministro do Supremo “apavorou parlamentares”

    APAVOROU

    O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (9/8) que o projeto de voto impresso do governo deverá sofrer derrota na Câmara e acusou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso: “Apavorou alguns parlamentares”. Bolsonaro ainda reclamou que a Suprema Corte declarou inconstitucional o voto impresso em 2017. “Deixo bem claro: em três outros três momentos na história, nós aprovamos o voto impresso aqui em Brasília. A última questão, em 2017, comigo, foi quase uma unanimidade, depois o Supremo, sempre o Supremo, disse que era inconstitucional realmente não tem cabimento isso que o Supremo fez”.

    SEM CLIMA

    A oposição divulgou um cálculo de parlamentares favoráveis e contrários à proposta de emenda à Constituição (PEC) 135/2019, apelidada de PEC do voto impresso. Segundo o levantamento, a proposta terá 329 votos contrários nesta terça (10), e 86 a favor. Outros 57 estão indecisos ou não responderam. Se a pesquisa se confirmar, o projeto será rejeitado por ampla maioria. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu, nesta segunda-feira (9), com deputados da base, e decidiu manter a votação.

    PITACO DE VICE

    RENATO S. CERQUEIRA

    O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta segunda-feira (9) que, caso o projeto do voto impresso seja rejeitado no Congresso, “não tem mais o que fazer”. Declaração foi dada a jornalistas na chegada ao Palácio do Planalto. “Acho que, a partir daí, não tem mais o que fazer. Está definido pelo Legislativo, pronto. Cumpra-se”, disse o general. Mourão elogiou ainda a iniciativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em ter levado a votação do projeto para o plenário da Casa. “Foi uma boa linha de ação do presidente Lira, porque aí coloca para o conjunto da Câmara de Deputados definir essa questão, né?”, justificou.

    DINHEIRO EM CAIXA

    Em 2022 o Tesouro Nacional prevê entrar com reserva de caixa de mais de R$ 1 trilhão, recurso suficiente para pagar todos os títulos da dívida que vencerão ao longo do ano. Esse é o “colchão de liquidez”, recurso que o governo tem exclusivamente para o pagamento da dívida e que funciona como uma espécie de seguro para o enfrentamento de instabilidades e movimentos de alta volatilidade dos preços dos principais indicadores do mercado, como juros e dólar. No fim do ano passado e no primeiro semestre de 2021, o Tesouro foi reforçando o caixa com a venda maior de títulos e a melhora do quadro fiscal.

    BOLSA ATLETA

    O Brasil quebrou o recorde de medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Imediatamente, chamou a atenção por conta de programas sociais que os apóiam. As famílias das medalhistas Rayssa Leal, a Fadinha do skate, e Rebeca Andrade, da ginástica artística, por exemplo, receberam recursos do Bolsa Família, cujo valor mensal, promete o presidente Jair Bolsonaro, pode subir, além de um bônus extra. Dos 302 atletas convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, 242 (80%) fazem parte atualmente do Programa Bolsa Atleta. E das 21 medalhas conquistadas, 18 têm participação de atletas bolsistas, segundo informações do Ministério da Cidadania.

    NO LIMITE

    Em meio às incertezas sobre qual será o valor médio do Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que substituirá o Bolsa Família, o ministro da Cidadania, João Roma, disse que a vontade do presidente Jair Bolsonaro era de ampliar o benefício “ao máximo”, mas teve de concordar com um reajuste de 50% do ticket médio do Bolsa Família, estimado em R$ 189, para que o governo federal não descumprisse o teto de gastos. Segundo Roma, o Executivo não vai descumprir a regra fiscal que limita o crescimento da despesa pública à inflação do ano anterior com o lançamento do novo programa. De acordo com o ministro, Bolsonaro tem até “buscado apertar o cinto em outras áreas do governo para que cada vez mais a parte social seja uma parte que receba benefícios do governo”.

     

    Latest Posts

    Não perca