29 C
Cuiabá
terça-feira, abril 23, 2024
More

    Últimas Postagens

    Bolsonaro critica Barroso e Rosa Weber não alivia a caneta do STF contra o presidente

    QUE QUE ISSO?

    Quem achou que os ânimos entre Executivo e Judiciário estavam mais para amor do que para ódio se enganou. O presidente Jair Bolsonaro criticou, nesta segunda-feira (7), a decisão do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suspensão por seis meses do despejo de moradores em todo o país em meio à pandemia da covid-19. “O ministro Barroso aceitou agora uma petição do PSol. Olha só a que ponto chegamos, né? De modo que quem invadiu terra ou está ocupando imóvel desde antes da covid, pode ficar mais seis meses numa boa, tranquilo. É o fim da propriedade privada”, apontou Bolsonaro. Na verdade, a bronca de Bolsonaro era contra o Psol, que vem apoiando invasões urbanas em várias cidades brasileiras. O STF entrou de tabela.

    CONTRATORPEDO

    José Cruz

    A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber determinou que a Procuradoria-Geral da República avalie se o presidente Jair Bolsonaro cometeu os crimes de genocídio e charlatanismo durante a pandemia de covid-19. O despacho de Weber é resposta a ação impetrada pelo advogado Jefferson de Jesus Rocha, que não apresentou fatos concretos, mas citou ainda outros dois possíveis crimes de Bolsonaro para que ele seja alvo de denúncia: perigo para a vida ou saúde de outrem e fraude processual. A determinação de Rosa Weber para que a PGR avalie a petição é protocolar, já que cabe à Procuradoria se posicionar. Mas, na ausência de fatos concretos da ação a ministra poderia ter recomendado o arquivamento, mas preferiu ouvir a PGR antes. Weber poderia ter aliviado, mas preferiu o confronto.

    SEIS POR MEIA DÚZIA

    Tem muita gente comemorando o desfecho para cassação do mandato da deputada federal Flordelis, do Rio de Janeiro. Muitos nem sabem que assumiria a vaga dela caso a cassação se confirme. O 1º suplente do PSD carioca é o ex-deputado estadual Pedro Augusto. Desde dezembro de 2018, ele é investigado pela operação Furna da Onça, deflagrada pela Polícia Federal e que ganhou repercussão nacional por envolver o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e seu ex-assessor Fabrício Queiroz. Pedro Augusto é também cantor. Em seu site oficial, afirma já ter gravado 4 CDs e atingido a marca de 100 mil cópias vendidas. A deputada Flordelis também é cantora. Ela possui 4 álbuns e 1 EP publicados. Muita semelhança, ou será seis por meia dúzia?

    TRAIDOR X FALASTRÃO

    Em vídeo viralizado pelas redes sociais, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) defendeu o uso da palavra “traidor” para definir o presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, “é tão vital denunciar Bolsonaro que as pessoas gastam, às vezes, um montão de palavras feias para defini-lo. Mas basta só uma: traidor”. Ciro cita as “traições”, de acordo com ele, cometidas pelo presidente e que estariam ligadas ao prometido na campanha eleitoral de 2018. “Traiu a religião, porque defende a morte no lugar da vida, e prega o ódio, no lugar do amor e da superação. Traiu as Forças Armadas, traiu a democracia, traiu nosso País”, declarou. Durante a narração de Ciro no vídeo, a palavra “traidor” aparece estampada em prédios. Nem vou arriscar dizer como Bolsonaro denominará Ciro em sua resposta. Façam as suas apostas!

    SOBROU PRO CUIABÁ

    Se depender da torcida do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, Tite, técnico da seleção brasileira, irá se transferir para o Cuiabá. A ironia do general foi em razão da defesa que fez para a realização da Copa América no Brasil, além da falta de comando do técnico diante de um possível “motim” dos jogadores para boicotar o certame. Mourão atacou Tite sobre um eventual pedido de demissão afirmando que o clube Cuiabá precisa de um técnico.“O técnico não quer mais? Não quer? O Cuiabá está precisando de um técnico, não está? Leva lá, sai, pede o boné. Acho que isso é uma discussão, nesse momento, totalmente disfuncional”, repetiu.

    CUSTO DO ATRASO

    Na corrida mundial pela vacina para combater a covid-19, o Brasil largou na lanterna, infelizmente, porque não tem mais, como no passado, capacidade nem competitividade para produzir Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), moléculas fundamentais para a fabricação de medicamentos em larga escala. Mudar esse quadro não será nada fácil. Atualmente, o país produz apenas 5% dos insumos utilizados na fabricação de medicamentos no país, mas já foi capaz de elaborar cerca de 50%, na década de 1980, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi). Serão necessários US$ 1 bilhão em investimentos para ampliar a capacidade nacional de produção da IFA para cerca de 20%, dentro de cinco a 10 anos. Um caso a se pensar, né?

    SOB SUSPEITA

    O presidente Jair Bolsonaro já havia o levantado a suspeita e agora confirma que um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que 50% das mortes registradas por covid-19 no Brasil foram por outras causas que não o vírus. A declaração foi dada a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada e, lógioco, ganhou espaço nas redes sociais nesta segunda-feira. “Não é meu. É do tal do TCU, questionando o número de óbitos no ano passado por covid. E ali, o relatório final, não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, apontou. À jornalistas, o TCU não confirmou nem negou a existência de tal relatório.

    VITÓRIA DO JAYME

    O presidente Jair Bolsonaro sancionou relatório do senador Jayme Campos (DEM-MT) sobre cobrança de pedágios em rodovias.  O Projeto de Lei em questão permite a modernização do sistema de cobranças em rodovias com a substituição das atuais praças de pedágio por sistemas que registram a passagem dos veículos automaticamente. A Lei 14.157/21 dá condições para as concessionárias cobrarem preços proporcionais à quilometragem utilizada pelos usuários. “Junto ao governo federal e ao autor do PL, senador Amin, pudemos regular uma tecnologia moderna, segura e justa para motoristas e concessionárias”, comemorou Jayme Campos.

    Latest Posts

    Não perca