28 C
Cuiabá
quinta-feira, abril 18, 2024
More

    Últimas Postagens

    Projeto Cultural incentiva a produção de artesanatos e preservação cultural no bairro São Gonçalo Beira Rio

    Da Assessoria

    O projeto das oficinas liderado pela mestre Alice da Conceição de Almeida, contou com a participação das ceramistas Auribela Rodrigues de Barros, Adelina Luiza Antunes, Ana Lúcia da Silva Cirley Rodrigues da Conceição Costa e Juracy Marcelina da Conceição. O objetivo é repassar a tradição da arte com o barro para as futuras gerações e promover iniciativas que contribuem com a preservação na comunidade de São Gonçalo Beira Rio. As oficinas foram realizadas janeiro a abril deste ano, por meio do projeto cultural da Prefeitura de Cuiabá, com incentivo da Lei Aldir Blanc, que ampara as ações culturais em todo o Estado.

    As oficinas foram ministradas de forma online e direcionadas para crianças, jovens da comunidade e estudantes de escolas públicas. A produção das peças ocorreu nos quintais e na rua principal, com a intensão de atrair o público, para contemplar e vivenciar o trabalho das ceramistas. Entre as peças estão vasos, potes, moringas, talhas e outros utilitários. Os símbolos, como a viola de cocho, santos, personagens como os pescadores, também foram reproduzidos, retratando o dia a dia da comunidade. A meta é fortalecer e incentivar a manutenção da arte, pois a cerâmica foi por muito tempo o meio de sobrevivência de muitas famílias que moram à beira do rio.

    A mestre Alice da Conceição, trabalha desde a sua infância com o artesanato, e com muito o talento no manuseio do barro, ela vem repassando os saberes. Uma tradição passada de geração em geração, que vem de uma ancestralidade indígena bororo. “Antigamente as peças produzidas na comunidade, eram levadas de canoa até a região do Porto de Cuiabá, onde eram comercializadas e posteriormente levadas para outras localidades”, relatou. A cerâmica se tornou a arte que mais representa o estado, já foi apresentada em várias feiras e eventos realizados em outras regiões do Brasil.

    São Gonçalo Beira Rio, um bairro localizado na margem do rio, que é considerado o berço da cultura cuiabana com a sua culinária regional, festas de santos, as danças do cururu e do siriri. Os seus moradores lutam pela preservação, muitos deles ainda cultivam o modo de vida do ribeirinho, resistindo à modernização e as fortes influências de outras culturas.

    Além da cerâmica, celebram a cultura popular ribeirinha, se expressam na dança, música e religiosidade.
    As artesãs e os artesãos trabalham nos fundos das casas, onde foram construídos os fornos á lenha. Com habilidade e sabedoria, retiram o barro das barrancas do rio Cuiabá. O processo manual de transformação das peças de cerâmica, acontece nos quintais que fazem parte de uma mitologia local. Neste ambiente se identifica o modo de ser e a conservação de uma tradição típica da histórica comunidade de São Gonçalo Beira Rio.

    Latest Posts

    Não perca