31 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
More

    Últimas Postagens

    União, profissão e fé: esses são os significados do dia 12 de outubro para o casal de agrônomos Márcio e Rita Goussain

    “Nos conhecemos na faculdade, estudamos juntos, viemos para o Mato Grosso e constituímos nossa família. De fato a Agronomia nos uniu”, disse com olhar de alegria a Profª. Drª. em Agronomia, Rita de Cássia Goussain.

     

    Da Redação RDM

    Para alguns pode parecer um conto de fadas. Para outros, um mero caso do destino. Mas para o casal Rita de Cássia Santos Goussain e Márcio Marcos Goussain, mais conhecido como “Manga”, o ano de 1994 na Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais, era apenas o início de uma história de amor e profissional.

    Os dois se formaram na mesma turma, fizeram mestrado e doutorado, saíram de Minas para a cidade de Rondonópolis, e juntos iniciaram uma trajetória de sucesso e muito trabalho. Casados há 17 anos e juntos há 26 anos, tiveram três filhos. E como conciliar tudo isso?

    Rita de Cássia (Foto à esq.) conta que nunca foi muito fácil, mas tudo o que eles vivem era o que eles sempre sonharam, tanto profissionalmente, quanto na vida familiar. “Eu sempre quis ter filhos e o ‘Manga’ também. Primeiro nos estruturamos em nossa profissão, para que pudéssemos dar tranquilidade a nossos filhos”, conta ‘Ritinha’, como é carinhosamente chamada por todos que a conhece.

    A decisão de se tornar agrônomo veio da infância, contou Márcio. “Desde criança, sempre gostei de mexer com a terra e plantar. Sobre a minha companheira de profissão, minha esposa (risos), ela teve sorte de me conhecer”, brincou o agrônomo.

    Márcio iniciou a carreira profissional em multinacionais. Rita começou em Rondonópolis logo que chegaram como professora universitária. Posteriormente mudaram para a cidade de Campo Verde, onde Rita ingressou no quadro de professores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

    “Tive nossos três filhos em Campo Verde. Passaram-se alguns anos, com a ausência do Manga em casa, porque a profissão exige muitas viagens, surgiu a ideia do projeto de consultoria agronômica, e poucos anos depois, nasceu a área experimental Assist Consultoria, onde contamos com parceiros”, explicou Rita.

    De acordo com o engenheiro agrônomo, a profissão está cada vez mais engajada. “MT é um celeiro de oportunidade para a agronomia. Não vejo restrição de idade, vai muito do profissional, nós trabalhamos com estagiários que estavam fora do mercado de trabalho, ficaram conosco por um tempo se adequaram ao mercado e conseguiram retomar as atividades. Não existe restrições quanto à idade, é preciso ter vontade, foco, objetivo e meta, como tudo o que queremos conquistar na vida”, alertou Manga.

    A engenheira diz que conciliar tudo não é fácil. “Dar atenção as crianças e ao mesmo tempo nos dedicar a profissão é cansativo, porém, quando chega a noite, que podemos olhar tudo o que fizemos durante o dia, é muito prazeroso, nos dá animo para o dia seguinte”, afirmou.

    Para o casal, o dia 12 de Outubro tem “N” motivos para ser comemorado. “Ah! Para nós é um dia completo, comemoramos nossa profissão que amamos junto com nossos três filhos, motivadores de tudo o que fazemos, e claro, também é o ‘Dia de Nossa Senhora’. Somos devotos e temos muitas graças recebidas por intermédio Dela, todos os anos vamos até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em forma de gratidão”, compartilhou o casal.

    Latest Posts

    Não perca