25 C
Cuiabá
quinta-feira, abril 25, 2024
More

    Últimas Postagens

    Sede da Aprosoja Brasil no DF é vandalizada por membros da Via Campesina e MST; Veja vídeo

    Ari Miranda – Da Redação RDM

    Manifestantes do Movimento dos Sem Terra (MST) invadiram, na manhã desta quinta-feira (14) a sede da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja BR). Os invasores picharam paredes e depredaram a fachada do edifício, localizado no Lago Sul, em Brasília (DF). Além da Aprosoja, o local abriga ainda outros representantes do agronegócio, como a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), e a Associação Brasileira de Produtores de Sementes de Soja (Abrass).

    Além dos portões e do muro, os manifestantes vandalizaram  paredes da associação, jogando tinta vermelha nas janelas e pichando frases, como “Agro é morte”, “Soja não enche prato” e “Bolsonaro é fome”.

    Em suas redes sociais, a Via Campesina Brasil assumiu a autoria do ato. Em manifesto, afirmam que a medida é parte das ações da Jornada Nacional pela Soberania Alimentar e atribuem ainda a miséria e a fome dos brasileiros ao Governo Federal.

    Em nota, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) lamentou e repudiou a ação dos vândalos, destacando que a diretoria da entidade aguardará as investigações, identificação dos invasores e as devidas providências das autoridades.

    “Lamentavelmente recebemos a notícia das imagens da depredação da Aprosoja Brasil, no qual a Aprosoja-MT também integra a diretoria. A soja tem uma importância muito grande para nosso país, pois é a principal fonte de proteínas para aves, suínos e bovinos, ou seja, ela alimenta muitas pessoas. Isso que ocorreu não deve se repetir porque se tivesse pessoas lá dentro a vida deles estaria em risco, sem contar que houve uma depredação e invasão ao patrimônio. Nós esperamos que as autoridades tomem providências e identifiquem esses vândalos e que eles sejam punidos no rigor da lei. É preciso que se faça justiça para que fatos como este não voltem a se repetir, e que as entidades do nosso país não sejam ameaças”, declarou em nota o vice-presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber.

    Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 60 pessoas participaram do ato de vandalismo.  Policiais da 10ª Delegacia de Polícia Civil, do Lago Sul de Brasília, realizam perícia no prédio depredado e colherão imagens das câmeras de segurança do prédio, à fim de identificar os suspeitos.

    Veja vídeo feito após a invasão.

    Latest Posts

    Não perca