Depois de governador testar positivo, primeira-dama e segurança particular também estão contaminados

Os testes devem ser refeitos por membros da segurança de Mendes e pela primeira-dama Virgínia Mendes; secretário de Saúde de MT testou negativo para Covid-19 mas ficará em isolamento em razão de 5 servidores serem diagnosticado com coronavírus

Por Giovana Giraldelli, da Redação

Nesta manhã de quinta-feira (4), Mauro Mendes revelou diagnóstico positivo para coronavírus. O governador conta que o resultado saiu na noite de quarta-feira (3). Em entrevista à Gazeta MT, uma fonte afirma que a primeira-dama também está infectada.

Um membro da equipe de segurança do governador também teve testagem positiva para o Covid-19, conforme exames realizados com todos os profissionais que fazem a segurança pessoal de Mauro e de Virgínia há aproximadamente duas semanas. Os resultados confirmaram a presença do vírus em um deles.

O próximo passo é a repetição do teste por todos na equipe.

Em vídeo, governador se pronunciou sobre o assunto e disse que deixará de trabalhar presencialmente em seu gabinete, mas que continuará trabalhando de sua casa sem fazer contato pessoal com nenhum de seus representantes. Mauro Mendes conta ainda que não apresentou nenhum sintoma da doença.

Enquanto isso, Gilberto Figueiredo, secretário de Saúde, embora tenha testado negativo em exame divulgado na tarde de quarta-feira (3), permanecerá em isolamento domiciliar ao menos pelos próximos cinco dias por precaução e recomendação médica.

A necessidade da medida se relaciona com o diagnóstico de cinco servidores que trabalham no gabinete do próprio secretário confirmarem a presença do vírus.

 Todas as cinco pessoas infectadas trabalham com a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o monitoramento das unidades de Saúde.

Uma das medidas de segurança adotadas é a realização regular de testes de Covid-19 dos servidores que trabalham nestes setores operacionais.

A sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) bem como outros prédios públicos, são regularmente higienizados. A última higienização de rotina se deu no dia 22 de maio e tem seguido os protocolos da Vigilância Epidemiológica e Sanitária.

Fonte: Gazeta MT