Sesp já realizou 134 atendimentos psicossociais desde o início da pandemia

Gestão de Pessoas da secretaria realiza monitoramento diário dos casos de servidores com Covid-19

Da Sesp/MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) tem se empenhado em realizar o acompanhamento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Uma dessas formas é oferecendo o atendimento psicossocial, realizado diariamente por uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros.

Até essa quinta-feira (21.05), 134 atendimentos psicossociais já foram realizados pela Gerência de Saúde e Segurança da Superintendência de Gestão de Pessoas da Pasta. Dos 134 servidores atendidos, 87 não apresentam nenhum risco de contágio, já tendo, inclusive retornado ao trabalho. Outros 47 entre casos suspeitos e confirmados, estão sendo acompanhados pela equipe.

O contato dessa equipe multidisciplinar é feito por telefone e e-mail com o servidor que tiver apresentado algum sintoma. A orientação é que reporte a chefia imediata. Esse primeiro contato é chamado de “acolhimento” e recebe monitoramento constante ao longo do período de quarentena.

“Hoje, tudo que chega de informação para a Gestão de Pessoas da secretaria é atualizado pela equipe, que faz o acolhimento do início até a finalização, tanto do caso suspeito, quanto do caso confirmado. E graças a Deus nenhum caso grave que tenha precisado de internação chegou ao nosso conhecimento”, disse o superintendente de Gestão de Pessoas da Sesp-MT, Diogo Rocha.

Extensão do trabalho

Visando garantir a informação correta ao servidor, a equipe multidisciplinar da Sesp visitou, na manhã desta sexta-feira (22.05), a adjunta de Administração Penitenciária (SAAP). O objetivo do encontro foi esclarecer aos servidores e gestores sobre as medidas que cada um tem que adotar no ambiente de trabalho, a exemplo do uso da máscara, distanciamento e limpeza.

Segundo a coordenadora de Aplicaçao, Desenvolvimento, Saúde e segurança da Superintendência de Gestão de Pessoas, Monica Rodrigues de Sousa, o debate é importante para sanar dúvidas.

“Iniciamos hoje este trabalho de levar esclarecimento ao servidor em relação ao enfrentamento ao coronavírus e, principalmente, atentar o profissional sobre os cuidados que ele precisa ter para se proteger. Ressaltamos também o trabalho que a Sesp vem desempenhando frente a pandemia”.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, elogiou o trabalho da equipe de saúde da Sesp . “Agradeço a visita e as orientações fornecidas. Temos um setor que tem participado das videoconferências com lideranças em Brasília sobre o tema, mas ainda assim, há temor entre as pessoas. Acredito que o diálogo é importante para o fortalecimento das ações”.

Números

Até o momento, 24 casos de Covid-19 já foram confirmados em servidores da Segurança Pública. Destes, três já se recuperaram. Também tiveram até o momento 85 casos suspeitos e, portanto, 85 afastamentos e 18 casos descartados.

Somando todas as forças de segurança, a Sesp-MT possui cerca de 17 mil servidores, sendo que aproximadamente 900 atuam no prédio da secretaria, localizado no Centro Político Administrativo.

Fazem parte da Segurança Pública de Mato Grosso a Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Politec, Detran, Sistema Penitenciário e Sistema Socioeducativo.

Procedimentos

Como forma de melhor orientar seus servidores, a Gestão de Pessoas da Sesp-MT elaborou o Informativo 02/2020 que dispõe sobre os procedimentos de acompanhamento e notificação dos casos suspeitos.

O documento orienta que o servidor que apresentar sintomas compatíveis com a síndrome respiratória, devem comunicar a chefia imediata e procurar atendimento na rede básica de saúde do município. Caso ele seja considerado como um caso suspeito, ele deverá ficar em isolamento domiciliar por 14 dias ou até que seja obtido o resultado do exame laboratorial.

O servidor com suspeita pode preencher o formulário eletrônico, além de envio das informações ao email: covid19@seplag.mt.gov.br. Quaisquer dúvidas, orientações e esclarecimentos, entrar em contato pelos telefones (65) 3613-5545 ou (65) 99989-8578 ou email gess@sesp.mt.gov.br.