Maluf propõe ao Governo que casos de Covid-19 sejam mapeados

O presidente do TCE- MT fez a sugestão em live nesta quinta (21). Ele explicou que o mapeamento pode ser feito através dos serviços prestados pelos mais de 10 mil agentes comunitários de saúde

Por Giovana Giraldelli, da redação

Em live nesta quinta (21), Guilherme Antonio Maluf propôs ao secretário estadual de Saúde que o serviço de mapeamento dos casos de covid-19 no Estado fosse atribuído aos agentes comunitários de saúde.

Segundo o que foi apresentado pelo presidente do TCE- MT, a proposta prevê que esses profissionais realizem uma varredura completa de modo a se ter conhecimento de todos os possíveis contaminantes do coronavírus no Estado.

O trabalho deve seguir protocolo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), com equipamento de proteção individual e termômetro.

Durante a reunião, Gilberto Figueiredo disse que fará uma reunião com prefeitos e secretários para debater a proposta. O secretário informou também que está promovendo a qualificação de 9 mil profissionais dessa área para o combate à pandemia.

Maluf argumenta que o estado dispõe de mais de 10 mil agentes comunitários de saúde. Com o trabalho desses profissionais, segundo ele, seria possível ter um mapa real dos casos de Covid-19 no estado.

Os últimos dados da Secretaria do Estado de Saúde (SES-MT) apontam que Mato Grosso já soma 1090 casos confirmados da Covid-19 e 33 óbitos. Os Boletins da SES são atualizados e disponibilizados diariamente a partir das 17 horas.

Fonte: G1