França, Alemanha e Reino Unido ameaçam impor sanções ao Irã

Três nações europeias – Reino Unido, França e Alemanha – ameaçaram impor de novo sanções aos iranianos. Os países decidiram acionar 1 mecanismo de solução de disputas com o Irã devido a violações do acordo nuclear. A medida torna mais difícil a manutenção do pacto, assinado em 2015.

Os chanceleres dos 3 países fizeram uma declaração conjunta nessa 3ª feira (14.jan.2020). “Não temos outra escolha, dadas as ações do Irã, além de expressar nossas preocupações quanto ao fato de o Irã não cumprir seus compromissos com o JCPOA e acionar a Comissão Mista no âmbito do Mecanismo de Solução de Controvérsias.” 

Os países vão manter negociações de alto nível para resolver a disputa. Se não conseguirem, sanções contra o Irã serão retomadas após procedimentos no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O porta-voz da chancelaria iraniana, Abbas Mousavi, afirmou, em nota, que Teerã vai preparar “uma séria resposta a quaisquer medidas destrutivas”. Mousavi informou, no entanto, que o Irã vai apoiar “atos de boa-fé e esforços construtivos” para salvar o trato.

(com informações da Agência Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *