Cresce percentual de brasileiros que esperam promoção para comprar itens caros

Pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta 3ª feira (14.jan.2019) mostra que 7 em cada 10 consumidores esperam promoções e saldões para adquirir bens de maior valor, como eletrodomésticos, móveis, celulares, eletrônicos e automóveis.

Em 2013, o percentual daqueles que diziam aguardar saldões para fazer as compras era 64%. Subiu para 71% em 2019.

A pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira”, sobre o perfil do consumidor, ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios, de 19 a 22 de setembro de 2019. Eis a íntegra do levantamento.

De acordo com a CNI, a situação econômica do país no últimos anos influenciou o aumento no número de consumidores que aguardam ofertas. “A perda de poder de compra durante a crise recente pode ter influenciado os brasileiros a esperar para adquirir bens de maior valor a preços menores durante promoções e saldões”, diz material divulgado pela confederação.

PECHINCHAR

O levantamento também indica que 81% dos brasileiros costumam pechinchar antes de ir às compras. O percentual era de 78% em 2013. Esse hábito é 1 pouco menos adotado pelos mais jovens (de 16 a 24 anos): 73% deles são adeptos a prática.

A pesquisa também aponta que o percentual de consumidores que se importa com a garantia e os serviços de pós-venda aumentou. Passou de 65%, em 2013, para 74%, em 2019.

O preço, a qualidade e a marca do produto são considerados os fatores mais importantes na hora de adquirir o bem de maior valor, de acordo com o levantamento. Por outro lado, os fatores que menos importam para a compra são a propaganda, o design e a novidade.

Entre os entrevistados, 93% disseram ter o costume de pesquisar os preços dos bens de maior valor antes da aquisição. Outros 80% disseram pesquisar as características técnicas desses bens.

O levantamento também questionou os consumidores sobre os hábitos de pesquisar preços e características técnicas dos bens de maior valor antes da aquisição.
Preços:

  • 93% – costumam pesquisar;
  • 6% – não costumam pesquisar.

Características técnicas:

  • 80% – costumam pesquisar;
  • 19% – não costumam pesquisar.
  • 1% – não sabem/não respondeu.

PODER360

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *