OPINIÃO DO DIA: Bolsonaro cria banco eletrônico de indicações para cargos de confiança

BANCO DE TALENTOS

O uso do banco eletrônico de indicações criado nesta quarta-feira(15) pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio de decreto,  institui o Sistema Integrado de Nomeações e Consultas (Sinc), plataforma eletrônica para registro, controle e análise de indicações para cargos e funções de confiança no âmbito da administração pública federal. A medida  será obrigatória para todos os órgãos da administração pública federal direta, autarquias e fundações públicas para o provimento de cargos de ministros de Estado; cargos de Natureza Especial; cargos e funções de confiança de nível 5 e 6 do Grupo DAS; cargos e funções de chefe de assessoria parlamentar, de titular de órgão jurídico da Procuradoria-Geral Federal instalado junto às autarquias e às fundações públicas federais, de chefe de assessoria jurídica e de consultor jurídico; e cargos e funções de confiança de chefia ou direção de nível 3 e 4 do Grupo DAS

AGENDA OFICIAL

O Palácio do Planalto divulgou a agenda do presidente Jair Bolsonaro em   Dallas (Texas), nos Estados Unidos,A programação do presidente em Dallas prevê compromissos nesta quarta (15) e na quinta-feira (16), com retorno na sexta-feira (17). O vice-presidente Hamilton Mourão assumirá a Presidência até a tarde de quinta, quando viajará para o exterior. Mourão embarcará para uma viagem ao Líbano, à China e à Itália.Segundo o Planalto, o compromisso mais importante do presidente será uma reunião nesta quarta-feira com o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. O presidente também receberá uma homenagem A Câmara de Comércio Brasil-EUA.

GREVES E PROTESTOS

Enquanto o presidente viaja, é  esperada para hoje uma greve nacional do setor de educação em protesto contra o contingenciamento de recursos do Ministério da Educação, uma medida que atingiu sobretudo as universidades federais em todo o País. Ainda nesta quarta-feira, acontece  a convocação do ministro da Educação, ,pela Câmara dos Deputados  para  prestar esclarecimentos ao plenário sobre o contingenciamento de verbas das universidades federais. O pedido de convocação partiu do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) e foi aprovado por 307 deputados. Só o PSL, de Jair Bolsonaro, e o Novo foram contra, somando 82 votos. A aprovação foi articulada tanto por deputados da oposição quanto do Centrão.

 

 

GOVERNO TENSO

A situação é tensa e apavora  o Palácio do Planalto. Tudo porque, se a medida provisória que trata da reforma administrativa não for aprovada até 3 de junho pelo Congresso, perderá a validade. A situação já seria preocupante por si só, não fosse um detalhe ainda pior: se for derrotado nessa votação, o governo poderá ter de recriar até dez ministérios.

ALERTA

A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), comentou que  a Câmara não irá votar nenhuma medida provisória nesta semana.Segundo a líder, o governo terá de se organizar e fazer um esforço para votar as MPs de maneira maciça na próxima semana,

 

 

MUITO FÁCIL

Sem informar números e dados consistentes, para provar o que dizia,  o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia,durante palestra a investidores em Nova Iorque afirmou que a reforma sozinha não será suficiente para promover o crescimento econômico e a geração de empregos necessários ao País.

 

CIRO: LULA É ENGANADOR

Noticiário político esta fervilhando após o candidato derrotado à Presidência da República em 2018 Ciro Gomes (PDT) fazer severas críticas  ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT em sua participação na reestreia do programa Provocações, da TV Cultura,  Ciro diz ter ficado “deprimido” ao assistir a entrevista que Lula concedeu da prisão aos jornais El País e Folha de S.Paulo pela falta de autocrítica. “Eu conheço o Lula. Ele é um encantador de serpentes, um enganador profissional. Não tem um companheiro com quem ele não tenha sido desleal ao longo da vida inteira, ele cultiva isso”, disse.

NOVACKI FORA DO GDF

  O secretário da Casa Civil do Distrito Federal, o Coronel Eumar Novacki, foi exonerado do cargo de chefia da pasta nesta quarta-feira (15) por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do DF. O secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, foi nomeado interinamente para assumir o posto.A assessora de comunicação, Patrícia Castello Branco, e o assessor especial da Casa Civil, Josué Fernandes, também foram exonerados. Eles ocupavam cargos de confiança.

PASTA ESVAZIADA

Novacki havia pedido demissão na segunda (13), logo após a publicação de um decreto, assinado pelo governador, Ibaneis Rocha (MDB), que tirou da Casa Civil a responsabilidade pela publicação do Diário Oficial do GDF.Na prática, a medida “esvazia” a atuação do órgão. Pela Casa Civil passavam as decisões mais importantes do Palácio do Buriti. Com a retirada do Diário Oficial, a pasta perde poder.

DETOX BRASIL

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vai lançar em junho o Detox Brasil, um programa que focará no uso consciente de tecnologias. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de diminuir a frequência de tempo em que se fica no celular e no computador, por exemplo.“Há um fenômeno, uma triste realidade entre algumas famílias brasileiras, que perdem o tempo que têm para estarem junto aos filhos para ficar de olho na tela do celular. Esse vínculo acaba enfraquecido e, sem a referência da família, o jovem acaba em sofrimento”, disse a ministra

 

AÇÃO DUPLA

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal, em ação conjunta, deflagraram desde as primeiras horas da manhã de hoje (15) a Operação Freeway, contra uma organização criminosa transnacional, centralizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, especializada na lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta e contabilidade paralela.De acordo com as investigações, de 2011 a 2017, o grupo criminoso cambiou ilegalmente centenas de milhões de dólares. Grande parte do dinheiro foi para o Paraguai, principalmente para empresas que comercializam produtos eletrônicos. Outra parte foi destinada a empresas de turismo sediadas em Foz do Iguaçu e controladas pela organização.

ECONOMIA

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia “informal” do Produto Interno Bruto (PIB) registrou queda de 0,28% em março na comparação com janeiro, informou o Banco Central nesta quarta-feira, 15. No trimestre, a queda no indicador é de 0,68%, segundo dados dessazonalizados informados pelo BC.O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

FRASE DO DIA

“No episódio da Dilma é um caso perigoso que pode acontecer. Os partidos são fracos mas o Congresso é forte. É um paradoxo no Brasil. O presidente que não toma em consideração o Congresso corre o risco de cair. Tem que entender que aquilo ali representa uma vontade nacional”, disse o ex-presidente.

 

 

 

 

 

JPM – João Pedro Marques é advogado e jornalista, com escritórios em Brasília e Mato Grosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *