Secretária de Agricultura de Vila Rica presta assistência técnica para pequenos produtores

 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Vila Rica vem desenvolvendo um modelo de assistência técnica continuada, juntamente com o Sebrae e a Embrapa, onde as propriedades assistidas recebem orientação para que de forma sustentável a atividade da pecuária leiteira seja produtiva e competitiva, além de assegurar as questões ambientais.

Existem propriedades no município onde a media de produção de leite era de 80 litros dia e hoje a produção e de 240 litros dia, com uma área trabalhada reduzida, pois se utilizava 50 hectares para a produção de 80 litros, e hoje utiliza-se apenas 15 hectares para uma produção de 240 litros dia, aumentando a produtividade por hectare ano próximo a 6 mil litros, com o objetivo de chegar a uma produtividade de 20 mil litros por hectare ano. Também terá mais áreas para se desenvolver outras atividades, com isso melhora a economia da família e conseguintemente a economia do município, também evita a abertura de novas áreas, pois aproveita-se as áreas já consolidadas.

O secretario Rafael Gallo destaca que seu interesse e que varias propriedades do município venham aderir e ser atendida, pois acredita ser a melhor forma para a atividade desenvolver e melhorar a renda das famílias envolvidas e consequentemente a economia do município e região. ”Com esse interesse tenho tentado também desenvolver projetos com instituições como, a Unemat onde hoje fornece um curso de Zootecnia, onde os alunos tem dando sua contribuição nas visitas técnicas ajudando assim os produtores no desenvolvimento das cadeias produtivas do nosso município. Além de possibilitar que possamos alcançar um maior numero de produtores possíveis”. Lembra o Secretário.

O prefeito Abmael Borges também chamou a atenção para a gestão, um dos principais pontos do Programa Nosso Leite. “Levar a gestão para dentro da propriedade é uma ação muito importante e necessária nos dias de hoje. O produtor que souber coletar os dados e analisa-los terá condições de tomar decisões mais acertadas e, consequentemente melhorar a relação custo e benefício elevando seus lucros”. Completa Abmael.

 

 

Crédito: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *